13/06/2018

AÍ ESTÁ O MUNDIAL DE FUTEBOL!!!


Amanhã começa o Campeonato do Mundo de Futebol 2018. Como sabem, eu tenho um gosto especial por estas competições de selecções, onde ainda está o último resquício de futebol romântico, onde os fracos se fazem fortes e onde as lendas se criam.

Na Rússia não será excepção, se bem que um Mundial sem a Itália para nós podermos dizer "lá estão eles com o Catenaccio" perde alí qualquer coisa... É, sem dúvida, a maior ausência no calendário. De resto está lá tudo para apimentar um início de Verão e fazer do próximo mês mais um período apaixonante para aqueles que gostam de futebol.

A Selecção Portuguesa está presente, como vem sido hábito. É apenas o seu 7º Mundial, mas agora com uma responsabilidade acrescida: o escudo de Campeão Europeu ao peito. Quer queiramos quer não, esse epíteto vai ter de pesar nas costas dos nossos jogadores, que têm uma imagem a defender. Tirando isso, temos claramente melhor selecção que em 2016, com mais e melhores opções em cada sector, sendo no entanto o centro da defesa aquele que me causa maior preocupação, pois são jogadores muito experientes, mas também com alguma veterania. No meio campo está a virtude, com as entradas de Bruno Fernandes e Bernardo Silva, por troca pelo lesionado Danilo (que faz muita falta) e do perturbado André Gomes. No ataque, sai Nani e entra Gelson, sai Éder e entra André Silva, sai Rafa e entra Gonçalo Guedes. E claro, está lá o Bola de Ouro, com uma época em gestão de esforço! Estão lá os que estão melhores neste momento, e isso é que importa.

Depois, vem a parte do jogo em sí. Continuamos a jogar com consistência, eficiência e eficácia, mas não temos aquele estilo de jogo envolvente e apaixonante que nos faz sonhar. Mas na óptica de Fernando Santos, se não sofrermos golos é meio caminho andado para não perder o jogo. Ok, está certo, inegável... mas puxa, um bocadinho de paixão naquela máquina não fazia mal nenhum, e a verdade é que até tem jogadores para jogar mais bonito!

Para mim, o patamar em nada muda face aos anteriores eventos deste género: passar a fase de grupos e depois é o que vier. Somos candidatos a ganhar? Numa segunda linha, conforme a sorte ditar os duelos e se conjugarem os factores ideais, sim. Somos favoritos? Epá... somos mais favoritos que o Irão, mas de momento Alemanha, Espanha e Brasil estão na frente das apostas. Depois vem ali uma segunda vaga com Bélgica, França, Uruguai, Argentina, Inglaterra e que inclui também Portugal. Por isso, acho que chegarmos aos 1/8 de Final é o mínimo, chegar aos 1/4 de final é sinal que somos uma das 8 melhores selecções do Mundo, e por isso é uma boa performance. Tudo o resto é ganho!

Estarei aqui a contar-vos a minha visão dos jogos e dos protagonistas, factos e curiosidades dos jogos. Tenho sinceramente pena é de ter perdido hoje uma das minhas maiores motivações para escrever: Lopetegui foi despedido da Selecção Espanhola, no imediato, e não poderei por isso fazer dele o meu saco de pancada predilecto. Lá terei de arranjar outro à pressão...

Para finalizar, dizer que tenho particular curiosidade em assistir aos jogos da Islândia e do Panamá, ao mesmo tempo que tenho uma "fezada" num bom campeonato da parte do Perú. São as equipas que vou seguir com mais atenção neste Mundial.

Sem comentários: