15/06/2018

GRUPO B - PORTUGAL 3-3 ESPANHA - RONALDO FOI GALO NA CAPOEIRA DO TIO VAR ZAROLHO



Portugal teve um duríssimo teste contra a Espanha, num jogo em que tudo esteve prestes a correr muito mal, mas em que ficou mais uma vez provado que ter um Cristiano Ronaldo em forma é um bónus do catano! 

Portugal até entrou bem. Bom controlo de bola, jogando no meio campo espanhol e criando problemas à defesa adversária. Raphael Guerreiro passa para CR7 em desmarcação e o defesa espanhol chega atrasado. Penalti para Portugal! O capitão assume, não fica angustiado com a situação e faz o seu primeiro contra a Espanha e o quarto em outros tantos Mundiais de Futebol! Aos 4 minutos, Portugal estava na frente.

Como seria de esperar, a Espanha pegou no jogo, criou perigo mas Portugal não tremeu. Teve hipótese de fazer o 2-0, mas graças a um erro grosseiro do árbitro, com a conivência do VAR, a Espanha empata. O trabalho de Diego Costa é brutal, mas a cotovelada deste em Pepe também! Para isto, não vale a pena ter VAR... Portugal acusou muito o golo. A Espanha acossou-nos na nossa área e pouco conseguimos fazer. Até que naquele que terá sido provavelmente o único contra-ataque decente, Gonçalo Guedes oferece oportunidade de tiro a CR7. Depois, De Gea fez o resto: uma "peruzada" de todo o tamanho, um aviário inteiro dá novamente vantagem a Portugal.

Cristiano Ronaldo fez o seu primeiro hat-trick em fases finais.
 
A segunda parte começa com uma selecção portuguesa a não conseguir aguentar a pressão espanhola. Foi sem surpresa que os espanhóis viraram o resultado, primeiro com Diego Costa a finalizar na área e depois com Nacho a marcar uma golaça, num tiro a 25 metros da baliza que ainda bate no poste, sem qualquer hipótese para Rui Patrício. O desastrado Gonçalo Guedes, o esforçado Bruno Fernandes e o estoirado Bernardo Silva deram o lugar a André Silva, João Mário e Quaresma respectivamente, e pela ordem inversa. Durante muitos minutos "cheirámos" a bola naquela rabía chata dos espanhóis, mas Portugal teve o mérito de ir para o tudo-ou-nada, correndo atrás da bola até a recuperar. Depois, falta perto da área espanhola... e CR7 num livre primoroso rouba o golo do jogo a Nacho e empata a partida aos 88 minutos!


"Hat-Trick" do capitão em mais um jogo fantástico ao serviço da Selecção Nacional, o primeiro em fases finais! Deu o exemplo, atacou, defendeu, jogou e fez jogar, e foi dele o mérito de Portugal se manter em jogo. Quanto aos restantes, William foi o melhor do meio campo, onde Moutinho foi várias vezes ultrapassado e Bruno Fernandes não conseguiu explanar o seu futebol. Como receava, Gonçalo Guedes não foi o melhor parceiro de Cristiano, principalmente porque pareceu acusar a responsabilidade da titularidade contra a Espanha. Teve duas oportunidades isolado para rematar, mas intimidou-se, deu mais um toque do que devia, e quando tenta passar (e não rematar) perde a bola. Para mim, André Silva continua a ser a melhor opção. Cedric penou muito também porque Bernardo é "levezinho" a defender.

No fundo, o empate não é um mau resultado. Portugal tem agora de cumprir a "obrigação" de vencer contra Marrocos para no último jogo defrontar com alguma calma a selecção chata do Irão, comandados pelo chato do Carlos Queirós, que depois da vitória de hoje irá apostar numa toada do "eu posso perder mas tu não ganhas"!

Momento "Gabriel Alves"

"O Duelo Ibérico apaixona corações, e será Cristiano Ronaldo que dará início à partida. Portugal sairá com a bola!!"
Pontapé de saída é dado pela Espanha.

MVP

CRISTIANO RONALDO
É já o melhor marcador do Mundial 2018. Três golos, com o terceiro a ser uma obra de arte! Soube comandar os seus colegas de equipa e evitar que a equipa entrasse em depressão enquanto corriam todos atrás da bola na rabía que os espanhóis impuseram quando se viram em vantagem no marcador. Um capitão faz-se também disto. Há 10 anos critiquei muito darem-lhe a braçadeira, pois era apenas um miúdo. Hoje, é capitão de corpo inteiro, não só de braçadeira. Brilhante!

Sem comentários: