18/06/2018

GRUPO F - ALEMANHA 0-1 MÉXICO - CUIDADO COM OS PIMENTOS!


Ao quarto dia, a primeira verdadeira surpresa do Campeonato surge em Moscovo! O México é das selecções com mais presenças nas fases finais, mas é das que tem pior score em resultados. Em 54 jogos, o México obteve a sua 15ª vitória e tem 25 derrotas! A Alemanha é a actual Campeã do Mundo e vencedora da última Taça das Confederações, com um apuramento para a fase final com 100% de vitórias: 10 em 10 jogos!

Mas o que se assistiu foi ao México a pegar desde cedo no jogo, a pressionar os médios alemães e a recuperar a bola bem alto, para se desdobrar em ataques rapidíssimos. Chegou a certa altura a ser confrangedor assistir à falta de capacidade de concretização de lances muito bem delineados, por uma razão simples: "Chicharrito" Hernandez foi um homem a menos no ataque do México! Se o México jogou assim com 10, imaginem o que teria feito com 11 jogadores! A Alemanha teve imensa dificuldade em segurar o México, tentou impôr o seu jogo e não conseguiu! A pressão imposta pelo meio-campo mexicano, com Hector Herrera magistral e Miguel Layun espectacular na ala direita, era impressionante e sufocante, e os médios alemães ficaram completamente manietados, principalmente Khedira!

O golo tinha de aparecer, porque já se tornava estranho o domínio do México sem um golo! E Lozano, puto de 22 anos, fez aquilo que Chicharrito devia ter feito, pela sua experiência e "status quo" na selecção mexicana, e não fez: entrou na área, puxou para dentro e fuzilou, sem hipótese para Manuel Neuer.

"Chicharrito" Hernandez, é assim que se faz! Aprende!

Após o intervalo, pensei: "agora, o México rebenta e a Alemanha limpa o jogo como quem limpa rabinhos de bebés!". Foi mais ou menos isso, mas o problema para a Alemanha é que o bebé continuou a borrar-se todo, principalmente por culpa de dois homens: Miguel Layun e o seleccionador Juan Carlos Osório. O seleccionador foi procurando segurar o seu meio-campo com as suas substituições, principalmente porque Herrera já não tinha a frescura física para manter a bitola da primeira parte. Nesse aspecto, a entrada do velhote Rafa Marquez para o meio-campo defensivo foi preponderante, pois só faltou a bengalinha para dar lições de "meter gelo" aos putos de ambos os lados que estavam em campo. 

Layun, um defesa lateral de grande qualidade, parecia Cristiano Ronaldo ou Gareth Bale, pois foi o grande responsável por manter a Alemanha em sentido! Fez várias arrancadas, foi o mexicano com mais remates à baliza, correu quilómetros e decidiu quase sempre bem! Não marcou, é certo, mas foi enorme na condução dos contra-ataques e nas transições que davam tempo ao México para respirar.

Em suma, cuidado com este México! Se se empenhar assim nas restantes partidas, e principalmente tiver pulmão para isso, vão ser um tratado neste Mundial. Então se "Chicharrito" Hernandez aparecer para jogar e tirar de lá aquele boneco insuflável que apareceu no lugar dele, então aí é quase certo nas meias-finais! Mas esta derrota não muda nada na Alemanha: continuo a dizer que é, a par da Espanha, a grande candidata ao título na Rússia.

Momento "Gabriel Alves"
"Mas porque é que ele não chuta?!?!?!", em mais uma intervenção desastrada de "Chicharrito" Hernandez.

MVP

MIGUEL LAYUN

O jogador do FC Porto fez o melhor jogo que eu alguma vez o vi fazer. Na posição de médio interior direito de um triângulo que infernizou o meio-campo alemão, Layun esteve a par com Herrera o protagonismo na primeira parte. Recuperou bolas, fez a bola girar e ainda apareceu (ou tentou aparecer) a concretizar os lances na área alemã. Mas na segunda parte foi gigante! Se não fosse Layun, o México teria sido completamente esmagado pela pressão alemã, mas foi graças a ele que conseguiu respirar, meter a bola no meio-campo adversário, criar lances de perigo e obrigar a Alemanha a estar sempre a pensar "e se este gajo nos marca outra batata??!?!?!". Indubitavelmente uma das figuras desta primeira jornada da fase de grupos do Mundial!



Sem comentários: