21/06/2018

GRUPO D - ARGENTINA 0-3 CROÁCIA - O VERDADEIRO 10 É CROATA E CHAMA-SE MODRIC!



Isto é futebol! Uma lição para todos os miúdos que agora iniciam a sua formação e aprendem a dar dois pontapés seguidos na bola. Como lição que é, vejo perfeitamente escrito no quadro de um qualquer balneário, no início de época:

LIÇÃO Nº1: O futebol é um jogo de equipa.
O exemplo do Argentina - Croácia

A Argentina implodiu devido a Sampaoli não conseguir fazer uma equipa a partir do grupo de jogadores talentosos que tem ao seu dispor. Leo Messi deve estar de férias num safari em África e no seu lugar está o seu gémeo maléfico, Joca Messi. O colapso argentino não está só no apagamento da sua estrela maior, mas principalmente pela salsada que está dentro de campo! Sálvio a lateral? Masquerano a comandar o jogo? Messi a 8? Ou a par com Higuain, em vez de o apoiar?

Verdade seja dita que está alí muito talento. Além dos já falados, há ainda Dybala, Di Maria, Aguero, Acuña, Otamendi, Rojo e Biglia. Mas nem das individualidades a Argentina consegue tirar partido e salvar-se, porque estas afundam-se na mediania das suas exibições, o que estrafega qualquer coelho que pudesse querer sair da cartola para se salvar de um guisado em lume brando que se está a cozinhar para os Pampas, em forma de eliminação.

Do outro lado, o oposto. Uma equipa montada com bons jogadores, alguns desconhecidos do grande público e a maioria a jogar em clubes de segunda linha europeia (só Modric e Rakitic estão em clubes para ganhar a Champions) mas que estão a jogar nas suas posições e trabalham em prol de um objectivo comum! Esta Croácia não é surpresa para ninguém, pois é a mesma Croácia que vi na fase de grupos do Euro-2016 e que arredou a Espanha para o 2º lugar. Pecou quando teve medo de perder com Portugal... e perdeu mesmo.

Modric marca um goooooooooooolaço!

Depois, ainda por cima têm Luka Modric, o 10 que não foi de férias! Exibição impressionante do capitão pequenote, coroada com um golão que arrumou com a Argentina a um canto! Brilhante a cobrir os espaços do meio-campo, brilhante na condução da bola, brilhante nas decisões de passar ou rematar, brilhante na aceleração ou abrandamento do ritmo de jogo! Tanto brilho só podia resultar no encandeamento dos argentinos, caramba!!!

Agora, resta à Argentina rezar ao Papa Francisco para que a Islândia não ganhe à Nigéria amanhã, senão tem de começar a pensar fazer as malas, pois nem uma vitória choruda no último jogo lhes garante o apuramento. 

Momento "Gabriel Alves"
"Modric faz um golaço!!!"
"..."
"Grande golo de Modric!!!"
"Podes continuar a falar, que eu quero apreciar todas as repetições deste golo!"

MVP

LUKA MODRIC

Cristiano Ronaldo foi brutal. Luka Modric foi divinal. São as duas melhores exibições individuais do Mundial 2018 até ao momento. Agora, vou ver o resumo do jogo mais uma vez, enquanto vocês põe comentários aqui e "Gosto" no meu Facebook.

Sem comentários: