16/06/2014

GRUPO F - ARGENTINA 2-1 BÓSNIA E HERZEGOVINA - TUDO NORMAL... E MESSI.


Se eu disser que este foi o jogo mais aborrecido do Mundial até ao momento, acho que poucos deverão discordar de mim. Confesso que na primeira parte cheguei a "apagar" alí por um minuto... Foi provavelmente a primeira vez que vi duas selecções alterarem o seu sistema em função do adversário, para algo com que se sentiam pouco à-vontade, e em que o adversário, obviamente, também mudou para algo para o qual esse novo sistema não se ajusta particularmente bem. Isso mesmo, quem ler esta frase acima dirá "que confusão" e isto define a primeira parte deste jogo: uma chata confusão.

É que até poderia ter dado para dar golos de toda a maneira e feitio, falhas defensivas das quais nos iríamos rir por pelo menos dois anos, coisas que nos chamassem à atenção... mas não. O cúmulo foi que até o único golo foi na própria baliza... Chato...

A Argentina apresentou-se com um sistema de três centrais, Garay, Fernandez, Campagnaro... e mais Rojo a lateral esquerdo, para todos eles poderem parar o exército bósnio constituido por Edin Dzeko... e mais ninguém. A Bósnia apresentou uma defesa com dois centrais, Spahic e Biçakçic, mas meteu Mujdza só para marcar Messi. Consta que no intervalo tiveram de lhe dizer que aquele não era o seu balneário...

Sabella, obviamente, não gostou da primeira parte e resolveu ao intervalo aquele ferrolho chato. Entraram Gago e Higuain e o equilíbrio da partida "foi-se", como que por magia. A Argentina começou a criar mais situações de perigo, a recuperar a bola sobre o meio campo e a lançar ofensivas com maior critério e até deu para Messi se libertar, abrir espaço entre a defesa e meio-campo adversários, trocar as voltas a dois defesas bósnios que bateram um no outro e disparar sem hipótese junto ao poste de Begovic. Tudo previsivel.
 
 

A Bósnia puxou do seu brio para causar algum trabalho à defesa argentina, conseguindo alguns lances perigosos depois da entrada de Visça e Ibisevic, mas Lulic e Misimovic estiveram completamente fora do jogo, acusando claramente a ansiedade de uma estreia num Mundial, ainda por cima frente à Argentina. O golo de Ibisevic é muito bem conseguido num dos raros lances com cabeça, tronco e membros desenvolvidos pela Bósnia, cujas finalizações foram quase sempre disparatadas.

Do lado Argentino, Di Maria continua em grande forma, preferia ver Rojo ao lado do Garay do que Fernandez que não me encheu propriamente as medidas, não acredito que Maxi Rodriguez e Campagnaro comecem muitos mais jogos a titular, acho que ainda vamos ver Enzo Perez a jogar naquele meio campo, e na frente além de Aguero, Higuain, Messi e o "centro-campista" Di Maria, ainda há um rapazito chamado Lavezzi que hoje não calçou. Vitória por 2-1 sem grandes stresses, seguem-se Irão e Nigéria, liderança provisória do Grupo F. Tudo normal.

Sem comentários: