13/06/2014

GRUPO A - BRASIL 3-1 CROÁCIA - NEYMAR RESOLVE!


Como é habitual nos primeiros jogos de um Mundial, raramente assistimos a um grande jogo de futebol. As razões são várias mas a principal, nos últimos tempos, é que uma das equipas em campo é a Selecção da casa, que leva consigo toda uma carga de espectativas e esperanças que colocam a equipa sob uma pressão tremenda para não falhar. Hoje foi mais um exemplo disso, com o Brasil.

Já se previa que o Brasil teria dificuldades frente a esta Croácia e isso confirmou-se! A selecção dos Balcãs estava muito bem montada para travar o "escrete", com um meio-campo muito "raçudo" mas com os pézinhos de Rakitic e Modric a fazerem a cabeça em água aos adversários sempre que a recuperação de bola era uma realidade. Olic, mesmo sem a velocidade de outros tempos, nunca deixou Dani Alves em paz e foi pelo seu lado que a surpresa surgiu, ainda nos primeiros 10 minutos de jogo: o golo da Croácia, numa oferta com lacinho do Marcelo. O mais preocupante para o Brasil nessa altura nem era o facto de estar a perder (pois havia muito tempo ainda) mas sim o facto de não conseguir furar a defesa croata, que funcionava como um bloco bem recuado e a impedir as tão faladas movimentações entre-linhas que os jogadores mais móveis, como Hulk, Óscar e Neymar tanto apreciam. Foi então que se percebeu que era preciso alguém pegar na bola e criar o desequilibrio e esse alguém foi mesmo o Neymar. 

Deu primeiro o mote numa arrancada pela direita que proporcionou um belo remate a Óscar para defesa fantástica de Pletikosa, inventando depois um golo numa altura em que o Brasil tinha encostado a Croácia à sua área mas continuava sem conseguir entrar. Diga-se que esse golo e o terceiro do Brasil aparecem ambos em situações que o meio-campo da Croácia demonstrou alguma "leveza" excessiva, podendo ter interrompido em falta ou garantido a posse de bola mas tendo os brasileiros evidenciado mais "garra" na disputa. E esse é o principal defeito que coloco à selecção croata.



O empate a um golo era no fundo um resultado acertado ao intervalo e a segunda parte manteve a mesma toada, apesar de que o Brasil começou a perder o controlo do meio-campo, permitindo à Croácia mais posse de bola. Surge então o penalti sobre Fred, que me parece bem assinalado (daquelas faltas que são assinaladas de pronto a meio-campo mas na área geralmente passam... mas não deixam de ser faltas) mas cujo cartão amarelo a Lovren me parece excessivo. Segundo de Neymar e o Brasil a dar a cambalhota no marcador.

Quando imaginava que agora sim teria um Brasil a dominar as operações, enganei-me redondamente. Aqui se vê que a confiança da "canarinha" não é das melhores e se não fosse o Júlio César e o David Luiz bem que os brasileiros não estariam a festejar. A Croácia subiu linhas, pressionou com mais vigor os brasileiros sobre o seu meio-campo ofensivo, usou os laterais para desequilibrios (que até aí só se tinham preocupado em defender o Óscar e o Hulk) e criou sérios problemas aos anfitriões. O resultado de 3-1 (golo que surge numa perda de bola, como disse, de forma pouco aguerrida e julgo eu com alguma culpa de Pletikosa) é excessivo e não demonstra o que as equipas produziram em campo.

O Brasil não pode ficar no poleiro depois desta exibição, pois uma selecção com mais aguerrida defensivamente que a Croácia pode dar-lhes um dissabor muito grande.


2 comentários:

Mobster disse...

- O remate para a defesa vistosa na 1a parte é do Óscar e não do Luís Gustavo

- O Neymar devia ter sido expulso quando viu o amarelo.

- Aquilo nunca é penalty. Mesmo marcando a meio campo era a pedido.

- O Pletikosa parece-me mal batido no 1° e 3° golo.

- No Brasil o Hulk e o Fred foram gajos a menos. Falta muito estatuto ao Hulk pois houve pelo menos 2 livres ao jeito dele em que nem no grupo que ficou junto à bola ele estava.

- Na Croácia o elemento que mais desiludiu foi o Rakitick. Na segunda parte só sabia jogar para trás e prós lados

Strik3r disse...

Depois vi novamente o resumo do jogo e já corrigi sobre o remate do Óscar.

O penalti, efectivamente, é forçado. O Lovren mete a mão no ombro do Fred e ele aproveitou-se. É "cavado", mas quando um defesa faz isso sujeita-se...

Se no primeiro golo ainda dou desconto, o terceiro é uma frangalhada do Pletikosa.

O Fred está lá porque não há melhor. O Hulk não tem mesmo estatuto. Aliás, está na esquerda porque ou joga aí ou não joga. E vamos a ver se o Hernanes não lhe rouba o lugar...