01/04/2010

QUANDO O PONTA-DE-LANÇA SE TORNA GUARDA-REDES

Quem não se lembra de um célebre jogo na época 1992-93 em que o Paulo Sousa, na altura no Benfica, foi para a baliza? O Benfica vencia o Boavista no Bessa por 3-1 e o Neno faz penalti, sendo expulso. O Benfica não tinha mais substituições para fazer e a fava de calçar as luvas calhou ao Paulo Sousa. O Boavista marcou de penalti o 3-2 mas não conseguiu empatar, graças ao espírito de sacrifício dos jogadores do Benfica em segurar a sua baliza e... ao Paulo Sousa, que fez ainda uma grande defesa a remate de fora da área.

Ontem à noite em Alfornelos, jogo em atraso da Liga Fantástica. O FLX defrontou o HS Decor, bi-campeão em título e ainda na luta pelo tri-campeonato. O Guilhas está lesionado e o André, GR substituto, não pôde comparecer por motivos profissionais. Dos seis jogadores disponíveis, um tinha de ir à baliza: calhou-me a fava...

Resultado: 3-2 para o FLX! Tal como o Benfica de 1992/93 no Bessa, com a excepção que estivémos a perder por 0-1 e 1-2. Apesar de ser o Keeper de serviço, ainda deu para levar a bola e fazer a assistência para o golo no contra-ataque do 1-1. O resto foi defesas, estiradas, manchas e indicações como se fosse um guarda-redes experiente, coisa que estou muito longe de o ser.

É fascinante o poder que a concentração e o sentimento de protecção têm sobre uma pessoa. O facto de ter vestido o fato de treino sobre o equipamento tradicional deu-me uma sensação de protecção face aos remates que não tenho quando vou à baliza nos treinos, naquelas trocas de 5 minutos. Isso propocionou que me atirasse pelo ar, de "carrinho" e rojasse pelo chão como nunca... no fundo, como um guarda-redes. A concentração pré-jogo, com um aquecimento especializado para as articulações e focalização na forma como abordar a bola fizeram o resto. Naquela hora, eu via-me como uma parede e nada passaria por mim. E a cada lance que defendia, a confiança aumentava.

Em suma, foi uma noite de glória para o FLX e de dever cumprido para mim. Quem diria que aqui o avançado faria uma das melhores exibições da época na posição oposta do campo?

2 comentários:

KanKan disse...

Foi realmente maravilhoso de se ver. A surpresa nao podia ser maior :) No aquecimento em que os remates foram colocados e sem muita força o Nuno já estava a deixar-me confuso! Pensava para mim:
"Epah ele ate se mexe bem e agarra as bolas com segurança, deve ter sido da formação no BasketBall"
Entretanto começa a partida, que foi bastante equilibrada e com muita sorte para os FLX durante a primeira parte. O Sr. Vitória na baliza (sim, Sr. porque se portou como tal na baliza), foi surpreendendo todos os atletas em campo com defesas dignas de um grande guarda redes, utilizando em uma ocasião a própria boca como recurso onde as mãos e os pés não chegavam hahahaha. Resultado dessa intervenção de mestre: Uma boca maior que a do Thierry Henry. Penso que o empenho e o espírito do GR foi decisivo para esta vitória inspirando toda a equipa a ser tão forte e dedicado como este. No final a decisão foi unânime em premiar o GR dos FLX como o MVP do jogo :)

Taberneiro disse...

Ahahaha, tive mesmo pena de não ter visto! É um jogador completo! Ainda mais especial por o jogo ter acabado com uma vitória sobre o HS Decor.