15/04/2010

MESSI VS PELÉ



O "puto maravilha" do Barcelona, depois de uma exibição digna de um predestinado contra o Arsenal para a Liga dos Campeões (quatro golos de se lhe tirar o chapéu), enfrentou os dois "melhores do mundo" antes dele no clássico de Madrid, nomeadamente o Cristiano Ronaldo e o Kaká (que não jogou por estar lesionado), e fez mais uma vez miséria da equipa do Real.

É claro que logo surge a ideia por parte de alguma imprensa (principalmente argentina e espanhola) de querer colocar este pequeno mago na poltrona maior da hierarquia do futebol. Há que dizê-lo, com toda a honestidade, que o Messi é, PROVAVELMENTE (e reforço bem este "provavelmente"), o melhor jogador deste início de século, seguido de perto por Kaká e Cristiano Ronaldo. Mas o que é certo é que qualquer um destes artistas da bola é muito jovem e a hierarquia pode ser alterada a qualquer momento. Muito dependerá das suas prestações (e das das suas selecções) em Mundiais, da performance futura das suas equipas na Champions League e de como irão gerir a sua carreira nos próximos 10 anos.

Considero que ainda é cedo para qualquer um deles ser equiparado a qualquer um dos monstros sagrados do futebol mundial, como Pelé, Maradona, Cruiff, Platini, Zidane, Figo ou Eusébio (para mim, o Figo ultrapassou o Eusébio, mas é opinião pessoal). No entanto, também acho que o argumento usado pelo Pelé em defesa do seu estatuto é completamente absurdo!

"Quando o Messi marcar 1000 golos é que pensarei em comentar o seu estatuto face ao meu".

Tendo em conta os tempos em que Pelé jogou, do futebol a 20 à hora e em que o desnível das equipas de ponta para as equipas que lutavam pela permanência num campeonato era de cabazadas de 5 a 8 golos de diferença por jogo, verificamos que o argumento apresentado é muito falível.

Cada vez mais o Romário tem razão: "O Pelé quando está calado é um poeta."

2 comentários:

Anónimo disse...

voces so podem estar de brincadeira querer comparar agora o messi com o pele, desistem melhor que o pele nao existe ,pele nao so superou todos os jogadores de futebol ,e sim todos os atletas de todas as modalidades .sobre o maradona; nem na altura o maradona e maior que pele, muito menos em qualidades,agora vem com messi? vao dormir.

Strik3r disse...

Oh amigo, você leu o que eu escrevi? Se por um lado disse que os argumentos do Pelé são completamente falaciosos, pois marcar 1000 golos nos anos 60 eram algo fantástico, mas hoje em dia é impossível, também digo que o Messi tem ainda muito que palmilhar para chegar aos pés de outros, como o dito Pelé!

Agradecia que voltasse a ler o post, para perceber porque digo o que digo.