04/11/2010

ABSTENÇÃO: A SOLUÇÃO???



Imaginemos o cenário: uma empresa qualquer de prestação de serviços elabora um projecto que tem problemas, e está enrascada para que o mesmo seja aceite apesar da solução do mesmo ser necessária para a empresa. Eu, como bom samaritano (ou não), reuno-me com eles e dou-lhes uma série de sugestões, com base na infraestrutura e conhecimento que tenho, por forma a melhorar a proposta. Chegamos a acordo quanto às alterações a efectuar, tudo maravilha. O projecto vai então para reunião de aprovação de todas as áreas e perguntam-me assim:

- Oh Strik3r, tu que andaste em reuniões com eles, o que achas desta solução?
- EU?????? Não tenho nada a ver com isso!

Estamos a falar de um projecto qualquer. Acham que o meu chefe aceitaria que eu disse-se "não tenho nada a ver com isto que eles estão a apresentar" depois de ter estado horas reunido com os fornecedores para construir uma solução sustentada? Não faz o mínimo sentido!

É este sentido de desresponsabilização e falta de caracter que afecta a classe política deste país! Como é possível um partido interceder junto do Governo, apresentar propostas, defender posições, impôr condições no orçamento... e depois abster-se? Ok, para o efeito dá no mesmo, o documento passa, o OE é aprovado... Mas abster-se de responsabilidades sobre algo em houve participação na sua criação, para mim, só demonstra irresponsabilidade.

Triste, mesquinho e falta de carácter. É esta a forma como defino a posição do maior partido da oposição neste momento, provável futuro Governo de Portugal. Depois admiram-se que a abstenção suba a cada acto eleitoral que vai ocorrendo. Claro, se os políticos se demarcam de responsabilidades, porque é que o povo tem de as assumir, quando é muito mais fácil ficar no sofá a mandar vir com as decisões dos outros?

Sou totalmente anti-abstenção, mas neste momento percebo porque é que muita gente é convictamente abstencionista. É fácil, cómodo e iliba-nos de qualquer responsabilidade. Se é bom, é bom e ponto final, mas se é mau, a culpa é dos outros!

Sem comentários: