06/09/2007

SALTAR E TOCAR O CÉU COM A PONTA DOS DEDOS!

História Infantil escrita à menino de 7 anos...

Era uma vez uns môços. Esses môços eram desportistas, desportistas grandes e grandes desportistas, mas tinham a perfeita noção que outros desportistas eram muito maiores que eles, quer como desportistas grandes quer como grandes desportistas. Mas isso não assustou os môços.



E o que é certo é que os môços juntaram-se e foram jogar para a Europa, e ganharam jogos e fizeram grandes exibições. "Com jeitinho, ainda vão ao Europeu!" disse um senhôr que os viu passar. Os môços, esses, não se deixaram levar e continuaram na sua boa onda: a jogar e a tirar gôzo daquilo que faziam. E eis que... OH MEU DEUS!!! ELES VÃO AO EUROPEU!!!!!!!



Uns meses depois, passando por vários torneios e jogos para ganhar ritmo, os môços estreiam-se no dito Europeu. Nervosos, com medo de falhar e uma clara falta de experiência leva-os a serem derrotados no primeiro jogo contra os Campeões do Mundo. Depois, vêm os Quadradinhos dos Balcãs, equipa com largas tradições na modalidade, em que os môços decidiram-se a mostrar que eles também sabem fazer umas coisas. No entanto, continuaram a ser muito "passarinhos" e levaram que contar.



Estava tudo feito. Faltava um jogo e só um milagre os salvaria: tinham de ganhar o último jogo para ter uma mínima réstia de esperança de não ir para casa e esperar que os Quadradinhos dos Balcãs ganhassem o seu jogo. Se chegassem aos 16 pontos de avanço, então era garantido que ficariam mais tempo pela Europa a mostrar o seu perfume. Só que os Eslavos Loiros eram uma equipa muitíssimo complicada, que havia ganho inclusivé aos Quadradinhos dos Blacãs. Os môços tiveram uma atitude de gente: vamos jogar e divertir. Aquilo que deviam ter feito desde o início. E ganharam!!! 77-67! Não foi por 16, mas nem que fosse por 1 era um resultado fantástico para a equipa de gente mais "piquinina" do Europeu. Sentaram-se então todos na Bancada a ver o Campeões vs Quadradinhos dos Balcãs! O tempo passa e os Campeões vão vencendo por 84-82... Faltam 10 segundos... 7... 6... 5... bola para as mãos do Tomas... 4... lançamento triplo... 3... «TLOFT!», 84-85!!



É a loucura!!! Os Quadradinhos permitem assim que os Môços continuem em Espanha no EuroBasket 2007!!! Os Moços conseguem o impensável, num dia em que os jornais falavam deles como "os bôbos da côrte", "joguetes do Eurobasket" e "um adversário macio para passeio dos Eslavos Loiros"!!! Os Môços são a prova provada que a humildade faz milagres!



Uma lição para o futebol e para o hoquei, modalidades onde somos bons e com estrelas mundiais da modalidade, mas onde a falta de humildade é gritante...

Um dos môços chama-se Sérgio Ramos. Não poderei dizer que é meu amigo, pois não foi daquelas pessoas com quem privei, em que tivesse ido a casa dele ou conhecido os pais, como aconteceu com aqueles que considero meus amigos, mas é um forte conhecido, com quem tive a possibilidade de treinar, jogar e conviver como companheiro de equipa e como colega de Escola. O Sérgio foi o único dos jogadores das camadas jovens do CR Estrelas da Avenida que tive o prazer de ver chegar a sénior e tornar-se num dos grandes jogadores de basquetebol do nosso país! Não tive o previlégio de jogar com ele como companheiro de equipa, pois ele é um ano mais velho que eu e estava um escalão acima, mas fizémos treinos juntos e jogámos juntos na Escola. E ainda hoje guardo na recordação o afundanço "in my face" que ele uma vez fez durante um jogo no pátio da Luísa de Gusmão!



Por isto tudo, estou orgulhoso dos Môços! Acho que só gritei mais com um jogo de basquete no quinto jogo da final da Liga de 1997/98, quando os Estrelas foram campeões pela primeira e única vez, a ver o Zeca, meu treinadôr dos Infantis, como adjunto do Mário Palma!

Parabéns, Portugal! Mas acima de tudo, parabéns Sérgio! Tu mereces, man! =)

PS: duas semanas em grande. Nélson Évora excelente no triplo-salto e Vanessa Fernandes imbatível no triátlo. Entretanto, o pessoal do Rugby vai começar no domingo a aventura no Mundial, contra a Escócia! Esses já ganharam o Mundial deles, que é lá estar. O resto é simplesmente disfrutar.

1 comentário:

Anónimo disse...

É espírito olímpico. Isso é que é espírito olímpico. A saltar, a correr, a nadar, a pedalar, mas sobretudo a saltar. é cada vez mais forte, mais alto, mais longe.

Neste momento, ando a perseguir um gafanhoto que me entrou em casa trazido pela onda de calor. Ainda por cima é verde.
http://benfica-fc.com/slbenfica