13/09/2007

HUMILDADE E FAIR-PLAY!!



Pior que ser parvo é fazer os outros de parvos. E Scolari quis fazer de todos nós parvos com uma parvoíce, dizendo que não agrediu Dragotinovic. Não agrediu mas tentou, e para o caso a diferença não é muita. Scolari ontem caiu... Caiu do poleiro, bateu com a crista no chão e vamos lá a ver se o "criadôr" Madaíl não o tira da capoeira para fazer canjinha para a noite.

Scolari fez coisas bonitas na Selecção, ao contrário do que alguns dizem, pois conseguiu juntar os portugueses à volta de uma equipa que nos orgulhou e que fez finalmente com que todos sentíssemos orgulho nas Quinas, num país com tantas dificuldades e em que durante anos a fio nem na paixão do futebol tinha um escape. Scolari deu a possibilidade às pessoas de passarem os portões para mais um dia de trabalho precário com um sorriso nos lábios.



"O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente." Sábias palavras, que neste momento, mais que nunca, se podem associar à Selecção Nacional Clube de Portugal. Scolari deixou o perfil de Sargentão para adoptar a postura do General consagrado do regime ditatorial militarísta da Federação, controlando o Presidente Banana. Depois de inumeras conquistas com um pequeno exército, não só o céu é o limite como também não há limite para aquilo que ele pode fazer.

Nem falo de opções tácticas e técnicas e de futebol puro. Scolari, em sintonia com a imprensa e comunicação social, querem vender um novo ícone da Selecção: um puto imberbe, mimado, convencido e mau carácter chamado Cristiano Ronaldo, que tem tanto de potencial para ser o melhor do Mundo como de imaturo. Frizo bem este ponto: POTENCIAL PARA SER O MELHOR DO MUNDO!



Ronaldo é muito novo, tem 21 anos e muito que crescer para ter sequer o direito a sonhar com a braçadeira de capitão da Selecção Portuguesa. O que é certo é que já teve direito a duas braçadeiras. Desde meados da qualificação para o Mundial-2006 que Cristiano Ronaldo tem vindo a perder obejctividade na mesma proporção que o vedetismo tem aumentado. Cada vez joga menos simples, abusa do individualismo, perde bolas estúpidas e joga como se o estádio fosse uma arena de circo! E o pior de tudo é que os números de circo justificam o aplauso do público, da imprensa e do próprio seleccionador, que lhe ampara todos os golpes. Um menino que quer ser um exemplo para todos os outros miúdos, dizendo que "o futebol é mais importante que os estudos" entre uma saída à noite e uma suruba com 5 prostitutas.

A comunicação social tem um enorme peso na opinião pública! Já há uns anos houve quem dissesse que podia, se quisesse, eleger ou destruír um governo ou um presidente. A realidade é que pode-se promover ou destruir um jogadôr. Por exemplo, Nuno Gomes foi assobiado durante a sua substituição ontem, num jogo em que até esteve num plano acima da média dos companheiros e em que na única vez que a bola lhe chegou, acertou no poste. Mas Nuno Gomes está numa fase em que acertar no poste é do piorio e caso marque um golo é porque foi concentido. Ronaldo não fez um passe, UM PASSE, uma bola do seu pé para o pé de outro companheiro, ao longo de 45 minutos mais descontos, e ainda é apaparicado pelos jornais com um "esforçou-se mas vê-se que AINDA está deslocado da posição quando vai para o meio"... Ou seja, ainda não está perfeito para ser melhor que o Eusébio, mas falta pouco.



O que as pessoas não têm noção é que os grandes jogadores fazem-se dentro e também fora do campo! O proscrito Nuno Gomes vê-se claramente a pedir ao segurança para tirar Scolari do campo após o "jab" do brasuca direito às fuças de Dragutinovic, numa atitude de tentar evitar problemas maiores e visando acalmar os ânimos, atitude essa que era responsabilidade de... Scolari! Ronaldo, por outro lado, fez birra na Arménia, atirou com o braço de um armêno que lhe pediu a camisola no fim do jogo, além dos tristes eventos da sua vida privada que ele próprio não se preocupa em esconder ou em melhorar. Como exemplo para os jovens deixa muito a desejar.

Depois disto tudo, concluo-o duas coisas: que o tempo de Scolari à frente da Selecção chegou ao fim e que alguns jogadores precisam de um banho de humildade!

Quanto à primeira, Scolari demonstra estar a descontrolar-se. As coisas não lhe correm bem, muito por culpa dele que acha que depois do que já ganhou com a selecção qualquer coisa dá para ganhar, e não é bem assim. Não é só porque se quer que um jogador seja o salvador que ele vai salvar o jogo. Muito menos é líquido que só porque somos o vice-campeão europeu e 4º classificado mundial que vai fazer com que os outros baixem os braços a perder por mísero e rídículo 1-0. Scolari terá aprendido tarde de mais que se nem as camisolas ganham jogos, muito menos os nomes de treinadores o farão de antemão...



Quanto à segunda conclusão, a maioria destes jogadores não sabe o que é ficar pelo caminho na qualificação para uma competição e o impacto que isso tem em todos, quer neles quer nos adeptos. Só o Nuno Gomes esteve presente na Qualificação para o Mundial 1998, e foi só num jogo. Precisam de perceber qual é a sensação de ficar a ver os outros a jogar e eles sentados no sofá. Sensação que o Figo, o Fernando Couto, o Rui Costa, o Sérgio Conceição, o Rui Jorge e o João Pinto, entre outros, fizeram e esforçaram-se por deixar de saber como era. Todos os outros entraram na Selecção quando esta já tinha um ritmo aceitável de qualificações. E se calhar mais vale tarde que nunca...

PS: Salve-se de ontem as exibições do Petit e do Bosingwa!

1 comentário:

Anónimo disse...

O pior momento, sem dúvida, da carreira de Scolari.
O pior de tudo, para ele, é que quem o vai sancionar é a UEFA. Em Portugal fica mais fragilizado, mas se voltar à mó de cima o povo esquece. É futebol. Mas a UEFA pode tramá-lo. Acho que vai haver muitas influências para darem um castigo exemplar ao homem, e injusto face a outras situações semelhantes.
Se ainda fosse a FIFA a julgá-lo, sendo ele brasileiro e campeão do mundo. A Uefa vai fazer dele um bode expiatório.
http://benfica-fc.com/slbenfica