21/10/2009

O MAIOR VILÃO DA HISTÓRIA DO CINEMA!



Ultimamente, temos reavivado lá em casa as belas sessões cinematográficas à noite. E calhou que o filme escolhido na passada 2ª feira fosse "Os Suspeitos do Costume" ("The Usual Suspects"). Eu era a única pessoa que já havia visto o filme, do qual gosto particularmente, e o facto de o voltar a ver novamente passado tanto tempo fez-me apreciar o filme de uma forma diferente.

Com essa apreciação, cheguei a uma curiosa conclusão:"Os Suspeitos do Costume" apresenta ao mundo do cinema aquele que é o maior e mais aterrador vilão de todos os tempos, KEYSER SOZE!

Cheguei a esta conclusão de forma menos absurda que aquela que a própria insinução de "o maior e mais aterrador" pode parecer para quem leia este post. Do ponto de vista do espectador de um filme, é óbvio que só a gaja-mejera do "The Ring" coloca o Keyser Soze a um canto... Mas aquilo que provavelmente nunca ninguém fez foi analisar o efeito que o nome Keiyer Soze provoca nas personagens do filme "Os Suspeitos do Costume".

Vamos por partes. Pegando no "The Ring", a gaja tem poderes sobrenaturais e mata todos em menos de um fósforo... mas ninguém sequer sabia quem andava a matar as pessoas em 7 dias. E os personagens do filme só tinham efectivamente medo quando ela saltava da TV!

Depois temos o Freddy Krugger. Toda a gente na rua conhecia o Freddy... mas ele tinha morrido. Já ninguém tinha medo dele. Depois sim, quando ele começou a aparecer nos sonhos dos jovens, ESSES jovens tinham medo. Mas quando diziam "sonhei com o Freddy Kruegger esta noite e ele arranhou-me na barriga" todos aconselhavam a moça a ver menos filmes de terror ou a deixar-se de práticas Sado-Maso...

Keyser Soze. Basta a primeira vez que se ouve o seu nome para ver como todos à volta param. Todos no filme já ouviram falar de Keyser Souze: uns acreditam que existe, outros negam a sua existência mas com reticências, mas ninguém do grupo de personagens fica indiferente!

Keyser Soze é aquele gajo de quem toda a gente ouviu histórias, meio-lenda meio-mito-urbano meio-real. Ninguém sabe quem é mas toda a gente já conviveu com ele. Ninguém sabe onde está mas todos estão sob a sua alçada. Ninguém controla toda a gente em nenhum filme como o Keyser Soze o faz em "Os Suspeitos do Costume".

Nenhum personagem de outro filme tem mais medo do vilão do filme do que os personagens de "Os Suspeitos do Costume" têm de Keyser Soze. Um deles diz a dada altura:

Keaton sempre disse que não acreditava em Deus mas tinha medo dele.
Pois eu acredito em Deus e a única coisa que temo no mundo é o Keyser Soze.



Sem comentários: