07/04/2009

AÍ ESTÁ A FÓRMULA 1 DE VOLTA EM GRANDE!




As regras mudaram. Para 2009, foi criado um Overtaking Working Group que implementou medidas a nível aerodinâmico. Umas de louvar, como acabar com aqueles apêndices que faziam dos carros autênticas couves ambulantes (ver comparação entre os BMW 2009 e 2008 na imagem abaixo). O que ressalta mais à vista é o aspecto "corta-relva" que a asa dianteira dá aos carros , baixinha e ENORME. Se no aspecto visual a coisa parece horrível, a verdade é que em pista funciona! Os carros têm agora muito mais estabilidade quando entram no "cone de ar" dos que vão à sua frente, proporcionando... ULTRAPASSAGENS!!! YUPIIIIIII!!!



Será o regresso da categoria raínha do desporto automóvel aos bons velhos tempos?! Pelos dois primeiros GP's, parece que sim. Tempos em que hora e meia de corrida pregava homens, mulheres e crianças à televisão. Tempos em que eu ia buscar os meus carrinhos de F1 e punha todos em frente à TV enquanto ia imitando as manobras do Nelson Piquet, do Alain Prost, do Niki Lauda, do Gilles Villeneuve, do Keke Rosberg, do Didier Pironi ou do fantástico Ayrton Senna.

O periodo áureo da F1 iniciou-se em meados dos anos 70 e terminou com o início da década de 90. Foi nos anos 70 que começaram as transmissões televisivas e os bravos pilotos das máquinas indomáveis a chegar à vista de todos. Era até o tempo em que se faziam músicas sobre F1!!!



E que melhor post do que um que junta a mestria dos pilotos à mestria de um grande senhor da música??? Muitos não saberão, mas George Harrisson (o Beatle-génio-incompreendido) compôs "Faster" em homenagem a Jackie Stewart e Niki Lauda! Um grande teledisco!

Que venham mais grandes corridas!

Sem comentários: