24/07/2007

E SE TODOS SE PREOCUPASSEM???



- Em 1984, BOB GUELDOF, jornalista musical que entretanto forma a banda punk "The Boomtown Rats", inspirado por uma reportagem sobre a fome na Etiópia, empenhou-se até aos últimos tostões por uma causa: LUTAR CONTRA A FOME NO MUNDO. Assim surgiu o primeiro de todos os concertos de solidariedade à escala mundial. O LIVE AID foi assistido por 1,5 BILIÕES de pessoas e estiveram presentes 100 artistas em todo o mundo. Foram angariados 150 Milhões de libras num único dia.



- Em 1976, BETTTY WILLIAMS, recepcionista e mãe de duas crianças, assiste à morte de três crianças católicas vítimas de atropelamento por um carro desgovernado cujo condutor, um homem pertencente ao IRA, havia sido baleado mortalmente pela polícia momentos antes de as atingir. Dois dias depois do sucedido, Betty recolheu 6.000 assinaturas com vista a uma petição pela paz na Irlanda do Norte. Depois, organizou uma marcha pela Paz no Ulster com chegada na campa das três crianças. Juntaram-se a ela 10.000 PESSOAS, católicas e protestantes. No entanto, elementos do IRA agrediram e obrigaram a dispersar a marcha, acusando os seus participantes de “conlúio com os Britânicos”. Exactamente uma semana depois, Betty volta a organizar nova marcha e novamente dirigiu-se ao cemitério, com os mesmos objectivos. A marcha teve 30.000 PARTICIPANTES, católicos e protestantes. Betty Williams recebeu o PRÉMIO NOBEL DA PAZ em 1977.



- Em 1961, durante o Regime do Estado Novo, dois estudantes de Coimbra brindam à Liberdade. São detidos pela PIDE, levados a tribunal e condenados a 7 anos de prisão. PETER BENENSON, um advogado londrino, ficou chocado com a notícia e escreveu a David Astor, editor do "The Observer". A 28 de Maio de 1961, o artigo "The Forgotten Prisoners" é publicado, pedindo aos leitores que enviassem cartas de apoio aos estudantes e repúdio pela sua detenção. A adesão foi tal, em todo o MUNDO, que foi criada uma comissão no Luxemburgo, com vista a coordenar a campanha. Assim surgiu a AMNISTIA INTERNACIONAL!



- Nos anos 20, um miúdo sonha com o dia em que todos serão tratados em igualdade no seu país. Após muitos anos de luta por direitos iguais para o seu povo, é apanhado a 5 de Agosto de 1962 e condenado por "Traição Política". Pena: PRISÃO PERPÉTUA! A sua luta manteve-se fora das grades e a 2 de Fevereiro de 1990, o seu partido político (ANC) deixa de estar banido segundo ordens do Presidente Frederic de Klerk. A 11 de Fevereiro de 1990, NELSON MANDELA é finalmente um homem livre e igual aos outros sul-africanos, após 27 anos de prisão. Foi eleito Presidente Sul-Africano nas primeiras eleições inteiramente livres, nas quais votaram perto de 19 Milhões de pessoas. Recebeu o PRÉMIO NOBEL DA PAZ em 1993. E o Apartheid desapareceu, como regime político, para sempre.


2 comentários:

Anónimo disse...

Se todos se preocupassem era bom.
O Bob Gueldof preocupou-se e aprendeu. Aprendeu, por exemplo, que, ao contrário do que fez no início, não podia chegar à Etiópia e dar toneladas de alimentos. Porque isso, entre outras coisas, destruiu a pequena agricultura etíope, já que ninguém comparav aos pequenos agricultores se ao lado estavam a dar. Levou as pessoas a abandonar os campos e a concentrarem-se nas grandes cidades africanas onde se davam alimentos.Além de que, ao receberem alimentos que habitualemente não consomiam, e ao utilizá-los indevidamente (por exemplo, ferver o trigo), os africanos conheceram novas doenças do estomago e do intestino. O Bob Gueldof aprendeu e começou a fazer coisas como devia.
O Mandela também aprendeu. Por isso é qe se afastou de pessoas como a Winnie.
Quem se preocupa aprende.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

Melody disse...

Soberbo!!
Jokinhas