Eram 8:50 quando cheguei a Parceiros com o Tó e o Ângelo, 20 minutos atrasado em relação àquilo que me era espectável. O resto da equipa chegou 15 minutos depois. Na véspera, tivémos duas baixas: o Choco e o Nelson, dois "emprestados" dos Verderena, que haviam inclusivé estado connosco na 1ª fase em Leça do Balio, não poderiam jogar por nós, pois os Verderena foram repescados em substituição da ACR Fernando Pó. Isso não nos desmoralizou, bem pelo contrário, pois assim já tinhamos "camera-man" disponível para gravar os nossos jogos! E às 10:00 em ponto, começámos a nossa campanha!
1/4 Final de Conferência: FLX - Unidos Futsal 2:0 (Nuno; Ângelo)
Como é óbvio, era um jogo fulcral, contra uma equipa que queria fazer uma boa campanha na TN 2007. Tinhamos a plena consciência que nos tinha calhado a fava da Taça, o que só serviu para abordarmos este jogo com muita seriedade e muito respeito pelo adversário. Começámos bem, a fechar os espaços e a jogar muito bem com o pivot, em trocas constantes de posição. O Tó, num bom remate, atirou a bola ao poste esquerdo da baliza dos Unidos. Estes procuravam com os seus valores individuais furar a nossa defesa, que esteve sempre impecável. Mais ou menos aos 10 minutos, o Ângelo passa para o Prendi que faz a transição para o meio campo adversário e mete no meio para mim, que rodo sobre o defesa e remato de pé direito, levando a bola ao poste direito da baliza e a entrar, sem hipóteses para o GR. Estava feito o 1-0! Depois, tomámos uma atitude mais espectante. O Hélio dirigia a defesa, falando constantemente com o pessoal para corrigir posições e sendo o primeiro elemento a lançar o contra-ataque. A 3 minutos do fim, o mesmo Hélio coloca a bola no Tó bem perto da área dos Unidos, que segura muito bem face à pressão do defesa, eu cruzo no meio mas ele passa bem rasgado para o flanco oposto, onde o Ângelo apareceu sozinho a facturar. Grande jogada do FLX a matar o jogo. Depois gerimos o jogo até final. A primeira batalha estava ganha.
1/2 Final de Conferência: FLX - Verderena 3:1 (Prendi; Nuno; Nuno)
Um jogo muito especial para nós, pois íamos defrontar os nossos amigos Verderena. O Hélio havia defendido por eles no jogo anterior e até teve oportunidade de marcar um penalty (que falhou), contribuindo decisivamente para o apuramento da malta do Barreiro. Começámos confiantes de que aquele era um jogo para ganhar. Assim, surpreendemos os Verderena com uma postura de marcação impiedosa e em cima, por forma a não deixar o adversário receber a bola em condições. Assim fizémos e aos 7 minutos a postura deu frutos. Recuperação de bola por parte do Prendi sobre o defesa adversário e depois a picar a bola sobre o GR (emprestado pelo MBFC). Estava inaugurado o marcador e a festa instalada nas nossas hostes. O Verderena, apesar de ter apenas 4 jogadores de campo, é uma das equipas com melhor toque de bola e passe certo, além de tanto o Choco como o Rui serem jogadores muito fortes tecnicamente, que no 1 para 1 são muito dificeis de parar. O nosso segundo golo acabou no entanto por surgir em mais uma recuperação no meio campo adversário, em que ganhei a bola e endossei no Prendi, que depois me devolveu no meio para poder fuzilar! Mais tarde, numa jogada de contra-ataque, o Ruben tem um passe suberbo para mim, que com um pequeno toque desviei do guardião para dentro da baliza, fazendo o 3-0... Ainda deu tempo para os Verderena reduzirem para 3-1, com um golo merecido por intermédio do Choco! No final do jogo, todos nos cumprimentámos, com ambas as equipas muito contentes pelo desempenho que tinham atingido até àquela hora. Agora, era esperar 6 horitas pelo jogo da final de conferência.
Final de Conferência: FLX - Balio FC 1:1 (5:4 nas GP)(Tó)
Iamos defrontar uma das equipas consideradas como grandes candidatas à vitória final. No entanto, o FLX estava mais unido que nunca e certo das nossas capacidades. Tinhamos de dar tudo contra uma equipa que é muito organizada, com elementos muito fortes tecnicamente e com uma vantagem enorme sobre nós: um treinador (pode parecer que não, mas uma pessoa que esteja apenas a ver o jogo e que saiba quem deve entrar e saír num dado momento do jogo é muito importante). É claro que a postura não foi a mesma que contra o Verderena, pois o Balio tinha 7 suplentes de campo mais 1 GR. Tomámos uma postura espectante, defendendo à zona e garantindo que a única forma de o Balio colocar a nossa baliza em perigo seria nos remates de longe. E assim foi. Estivémos muito fortes nos primeiro minutos e recuperámos muitas bolas. Conseguimos manter a posse de bola circulando-a entre os nossos jogadores. Às tantas, julgo que mais uma vez perto dos 5 minutos, o Prendi fura na direita do nosso ataque e serve-me no meio. Foi quando ouvi o Tó gritar e, sem olhar, passei a bola entre os dois defesas do Balio que estavam na minha área de jogo. O Tó ficou só frente ao GR e fuzilou para o 1-0! Foi uma grande festa! Estávamos na frente. Dois minutos depois, recuperação de bola e contra-ataque nosso, com uma tabela perfeita entre mim e o Prendi permite a este estoirar ao poste esquerdo da baliza do Balio. O nosso adversário colocava-nos problemas, pois os seus jogadores, para o fim, demonstravam obviamente uma maior frescura física. E a 5 minutos do fim do jogo, num remate de fora, a bola desviou no Rodrigo, bateu no poste direito da nossa baliza e anixou-se nas redes. Estava feito o empate, mas não nos atingiu. Gerimos muito bem as emoções do jogo, criámos oportunidades, mas acima de tudo, fomos adultos: não deitámos tudo a perder nos últimos minutos, como foi regra durante muito tempo. Segurámos o Balio FC, criámos oportunidades de golo, mas acima de tudo não nos abrimos na defesa. E o jogo foi para penalties, a lotaria dos penalties. Aí, foi um sofrimento. O Tó marcou primeiro. O Balio marcou. O Ângelo facturou a seguir. O Balio também. Eu chutei para golo. O Balio também. Agora, era morte súbita. O Prendi marca perfeito. O Balio iguala. Chegávamos ao 5º penalty e o Ruben ia marcar. Estava nervoso... fuzilou as redes. Até esse momento, gritámos pelo Hélio e batiamos palmas. Ao quinto penalty, ajoelhámo-nos e fizémos-lhe vénias. O jogador do Balio bateu e... O HÉLIO DEFENDE! Foi uma explosão de alegria imensa! Se calhar o momento mais belo da minha vida como jogador desta equipa!! Todos agarrados, extremamente emocionados, a levantar no ar o nosso herói. Foi então que nos apercebemos que na bancada muita gente batia-nos palmas. Decidimos "mergulhar" para o público em sinal de agradecimento. Depois, foi meia-hora a cumprimentar os nossos adversários, que se tivessem ganho também não tinha ficado nada mal, pois temos consciência que fomos grandes contra uma grande equipa.
Final da Taça Nacional das Taças FFA 2007: FLX - Inter Coimbrões 1:3(Ângelo)
Entrámos com garra e determinados a trazer o título para Lisboa pela primeira vez. No entanto, foi um jogo em que a nossa condição física se ressentiu e o discernimento já não foi o mesmo. Bombeámos muitas bolas para a frente, como o "kick and run" britânico dos anos 80. O Inter aproveitou essas bolas para lançar rápidos contra-ataques e inaugurar o marcadôr. Ainda empatámos, num tiraço do Ângelo colmatado por uma prenda do GR do Inter (obrigadinho man! ). No entanto, não conseguimos ser tão acutilantes no ataque e "carraças" na defesa, e o 2º golo do Inter é disso exemplo, com um adversário a bater em corrida dois dos nossos defesas. O 3º golo surge já perto do fim, num lance de 3 para 1 pois a nossa equipa já não conseguiu recuperar. No entanto, no fim, não ficámos tristes. Tivémos plena consciência que havia ganho a melhor equipa durante os 20 minutos, e quando assim é, resta-nos aplaudir e parabenizar os vencedores! Saímos do Palco dos Sonhos, em Parceiros, sob uma salva de palmas que amavelmente e merecidamente retorquimos. É bom acabar jogos assim!
NOTAS FINAIS:
- Agradecer à nossa amiga do Porto Nobre, ao Nelson, ao Choco e ao Paulo Peixoto por terem sido os nossos "camera-men" (no caso da senhora, a "camera-woman" ) dos nossos jogos;
- Um abraço especial para todos aqueles que nos apoiaram em Leiria.
- Um GRANDE AGRADECIMENTO aos Stamina CF e ao Nigel por terem filmado os penalties contra o Balio, visto que o Nelson esqueceu-se
- Foi um prazer ter privado com a malta do Porto Nobre. Sousa, Miguel e Sérgio, bem como à sua excelente e grande claque, que deram um brilho especial à bancada de Parceiros, para eles vão um grande sinal de amizade da minha parte. E Miguel, dia 28 estamos lá!!!
- O jantar foi um óptimo convívio, que só pecou pela presença de apenas 12 equipas representadas. Mas comeu-se bem e à brava, como manda a regra de Parceiros.
- Em termos desportivos, o Grupo 2 da Taça demonstrou ser o melhor. Todas as equipas atingiram a Final de Conferência, tendo uma delas arrecadado o título (Mariabolacha FC)!
- Pessoalmente, tive pena de não ter podido disfrutar mais tempo com algum pessoal, como os Gaia United, Gaiathynaikos (acho que agora finalmente acertei), Serranos, Interdesportivo, Cabasada e Enóis, malta que conheço pouco e que sinceramente gostava de ter podido beber uns canecos, mas que nem para aos conhecidos Amigos FC, Juventude Unida, Patrick, Diabulos, Digesta, Bad Boys e outros pude dispensar a devida e merecida atenção.
- Espero que, apesar de tudo, tenha sido um dia para recordar para todas as equipas.
Um abraço e... até breve!
Os 7 heróis do FLX foram:
12- Hélio Levy
3 - Nuno Vitória (3 golos)
4 - Tó Cristóvão (1 golo)
5 - Ricardo Prendi (1 golo)
7 - Angelo Afonso (2 golos)
9 - Rodrigo
11- Ruben Luz
Sem comentários:
Enviar um comentário