Aí está ele!!! O torneio de selecções mais competitivo, a par do Mundial! Hoje, todo o português vai estar colado à TV, porque a Selecção entra em campo para defender o seu título de Campeão da Europa, conquistado em 2016.
Ao contrário de outras vezes, não fiz report dos jogos até agora, porque senão não faria outra coisa senão ver jogos e escrever, pois tenho visto os jogos todos! Eu adoro o Euro e o Mundial, e não perco um Escócia - Rep. Checa, tal como um Jamaica - Nova Zelândia se fosse o caso! Porque apesar da qualidade competitiva da Champions League, continuo a dizê-lo: é nos Euro e nos Mundiais onde as lendas nascem, pois são os últimos bastiões do futebol que faz sonhar, onde a emoção ainda está acima do dinheiro. Sim, porque por muito rico que seja um país, não consegue comprar uma Selecção. O penalti do Panenka, a reviravolta do Platini, o voley do Van Basten, o sonho real da Dinamarca, o chapéu do Poborsky, a defesa sem luvas do Ricardo, o bis do Balotelli à Alemanha, o golo do Éder. Momentos históricos só do Euro que para sempre ficarão na memória de quem assistiu, ao vivo ou no Youtube. E o Euro 2020 ainda só tem quatro dias mas já há tanto para contar.
Ao segundo dia, a tragédia esteve iminente, mas a consternação transformou-se em esperança. Christian Eriksen, craque nº 10 da Dinamarca, sofre paragem cardíaca em campo... mas recuperou! Está vivo, está estável, consciente e aparentemente bem. Se volta aos campos, logo se verá. Mas já todos deram o título de campeões aos médicos e aos dinamarqueses, mesmo estes tendo perdido surpreendentemente um jogo contra a estreante e limitada Finlândia num jogo que se calhar não deveria ter continuado naquele dia. Há também a surpresa da vitória eslovaca sobre a Polónia e o golaço de bandeira do checo Patrick Schik!
Segue o resumo do que se viu na primeira jornada dos outros grupos. Amanhã, a avaliação mais em pormenor do Grupo F, depois dos jogos de hoje.
Grupo A - Itália muito interessante, num grupo que se prevê mais competitivo do que se imaginava, para pior, pois Suíça e Turquia estão abaixo do que era suposto.
Grupo B - Bélgica a dominar. Apesar da derrota devido aos eventos traumáticos do jogo com a Finlândia, a Dinamarca ainda não está fora, pois a Rússia não parece ter arcaboiço para isto.
Grupo C - Os Países Baixos desligaram cedo demais e assustaram-se com a Ucrânia, mas estas duas selecções deverão seguir nas duas primeiras posições. A Áustria tentará pontos e golos suficientes para ser um dos melhores terceiros e a Macedónia do Norte vai dar-nos Goran Pandev durante mais dois jogos.
Grupo D - A Inglaterra dominou a Croácia, a Rep. Checa desfez os escoceses. Os países de leste vão decidir entre si quem vai ser segundo, enquanto os escoceses vão continuar a fazer a festa por estar a participar no Euro... e já não é mau.
Grupo E - A Espanha não convence, a Polónia complicou imenso o apuramento, e a Suécia e a Eslováquia vêem-se bem posicionados para apuramento com o alinhamento dos próximos dois jogos.
Hoje, é dia de jogar Portugal. Vamos todos. Vamos com tudo!
Sem comentários:
Enviar um comentário