04/04/2011

FC PORTO CAMPEÃO, BENFICA COM MELÃO...



O FC Porto tornou-se ontem matematicamente o Campeão Nacional 2010/11. A conquista não poderia ser obtida no pior sítio: no Estádio da Luz, vencendo o Benfica por 2-1. Para o orgulho de adepto benfiquista é mau. Para mim, pior que isso (que dou a importância que dou) é o facto de ser cada vez mais plausível que o FC Porto iguale o record de ser Campeão sem derrotas. É certo que o Benfica conseguiu por duas vezes chegar ao final do campeonato sem derrotas (1971/72 e 1977/78), mas apenas numa delas foi campeão (se bem que conseguir ser invencível e não ganhar o campeonato é um feito bem assinalável). Isso sim, é muito mais importante para mim.

No entanto, acima disto tudo, está a minha preocupação por esta guerra estúpida entre os dois clubes, que a cada dia que passa assume proporções cada vez mais graves e cujo fim está longe, mesmo que um dia aconteça uma desgraça da qual muitos se irão arrepender. Não há jogo em que não hajam confrontos, detidos e feridos. Já não é só nos jogos entre as duas equipas que se fazem embuscadas aos autocarros com pedras. Qualquer dia, teremos asneira da grossa e toda a gente continua impune ou a assobiar para o lado.

E não é com atitudes como a de ontem, de desligar as luzes do Estádio enquanto os jogadores do Porto festejavam, que o Benfica será maior e melhor que os rivais. Uma decisão estúpida, imatura, negligente até, que só demonstra uma coisa: asia. O exemplo que a direcção do SLB deu aos seus adeptos é degradante e de um claro e inequivoco mau perder, que só tem uma consequência: maior ódio, maior propensão para a violência e mais "razões" para ataques da parte do FC Porto.

Enquanto os dirigentes do Benfica não forem superiores a isto, não tomarem uma atitude desportiva e não se deixarem de "guerrinhas" idiotas cujas consequências, repito, poderão ser imprevisíveis, o Benfica continuará a perder. O FC Porto tem uma estrutura que torna os seus jogadores praticamente imunes a questões emocionais. Se para os dirigentes e adeptos o Benfica é a personificação do Demo na Terra, para os jogadores o Benfica não passa de um bom clube como outro qualquer que é preciso ganhar. Isso não se passa no Benfica e está bem patente na postura em jogo do Roberto (mais uma avestruz para a conta), do Javi Garcia (um amarelo por incompetência do árbitro, pois era vermelho claro) e do Cardozo (entrar em jogo para dar sarrafada em vez de tentar jogar à bola é que não). O jogadores do Benfica continuam a baquear frente ao Porto quando estão na mó de baixo e isso deve-se à falta de controlo emocional que a equipa tem, muito por culpa dos exemplos que os próprios dirigentes dão. É altura de mudar se queremos, efectivamente, criar um novo ciclo no futebol. Os ciclos criam-se por sí só, não é porque alguém um dia assim o decide. Ou pelo menos, não é dizer porque nos apetece...

Parabéns à instituição FC Porto, aos jogadores e treinador, que foram sem dúvida os melhores no campo ao longo de 25 jornadas. Parabéns também àqueles adeptos do FC Porto, aqueles como deve de ser, aqueles que eu conheço e que sei como são... E para todos estes, as minhas desculpas pela atitude baixa, mesquinha e de mau perdedor que a direcção do meu clube teve. O pedido de desculpas não se extende, no entanto, ao Presidente do FCP e outros da sua direcção, pois sei que eram capazes de fazer o mesmo ou muito pior. Eles e os do Benfica são todos farinha do mesmo saco, daquela farinha que não faz falta nenhuma ao futebol...

2 comentários:

Amor à Camisola disse...

Embora nem sempre conseguindo ser tão lúcido nas questões clubísticas como tu, assino por baixo este teu excelente artigo. Yens toda a razão!

Abraço, João

RRPT... disse...

Só não percebo é o que é que o continente Asiático tem a ver com o desligar das luzes....