26/03/2009

10



Um dos melhores albúns de sempre (na minha humilde opinião) foi reeditado esta semana, 18 anos depois da sua primeira edição. Era um daqueles álbuns que se começa a ouvir, vão passando as faixas e nós vamos continuando a ouvir e a voltar ao início para ouvir novamente tudo de fio a pavio.

O "TEN" foi para mim o grande álbum dos Pearl Jam. A banda de Eddie Vedder passou depois por aquilo que chamo de uma "U2tização". Não, nunca seria capaz de dizer que os Peal Jam se quiseram tornar nos novos U2 (para isso basta todas aquelas pseudo-grandes bandas que apareceram e morreram das quais nem vale a pena falar), mas sim que mudaram qualquer coisa que levou a que eu particularmente marcasse uma fronteira entre esses albúns e os seguintes, fronteira essa que separa o excelente do indefinido.



E é curioso verificar como o periodo temporal é semelhante, com a diferença que os U2 tinham muitos albúns antes do "Achtung Baby" (que juntamente com o "Joshua's Tree" e o "Ruttle and Hum" fazem o meu pódio dourado da carreira dos irlandeses) e o "Ten" era o album de estreia dos putos de Seattle. Verificamos que estes dois albuns foram lançados em 1991. Depois, em 1993, os Pearl Jam lançam o seu segundo album, "Versus", e os U2 lançam o "Zooropa". E eis que surgem dois albuns que apesar de terem algumas músicas muito boas, outras havia que tinham muito pouco sal... E daí em diante, como que entrei numa terra inóspita em que não identifico nada daquilo que gostava quer dos U2 quer dos Pearl Jam. Lá aparece um ou outro pequeno oásis mas que rapidamente se esgota, pois comparativamente com os "rios" de 1993 para trás, esse oásis não passa de uma "pequena ribeira".

Isto para muitos fãs é um sacrilégio (já que a religião tem estado tão em voga aqui no "Angústia...") mas é efectivamente o meu sentimento ao ouvir "Jeremy" e "I'm mine" ou "I Still Haven't Found What I'm Looking For" e "Vertigo"...

Tanta coisa para dizer que vou comprar o "TEN", pois a cassete que onde o tinha gravado já deve estar a caminho de Marte ou algo assim...

PS: Estou em processo de "Caretização", aquela fase em que se passa de um gajo "cool" e "prá frentex" para um velho careta. Quando se fala com saudade de albuns com 18 ou mais anos, bandas com 30 ou mais anos e se pensa que hoje em dia é pouca a música de jeito... quando eu era puto chamava a essas pessoas de "CARETAS"! =(

25/03/2009

GRAÇAS A DEUS QUE SOU ATEU II

Um padre em Lisboa, mais concretamente da igreja do Rato, recusa-se a baptizar pessoas com o nome "Lucílio". Compreensível se achasse que "Lucílio" é um nome feio... o que até é verdade, quase tão feio como "Germinal" ou "Zebedeu" ou "Pinto da Costa. Ainda mais compreensível se um casal quisesse chamar de "Lucílio" a uma menina.

Mas neste caso, é pura e simplesmente porque o clube de futebol do qual este padre é adepto carrega a cruz (gostaram da analogia?) de ter perdido uma final por causa de um penalti assinalado pelo... Lucílio Baptista. É que nem o facto de o Lucílio ser Baptista, como o João amigo do patrão do padre (de seu nome João Eleutério, curiosamente), livrou que este fosse definitivamente excumungado da igreja do Rato por essa autêntica heresia!!

Que o futebol estava acima da lei portuguesa, influenciando tudo e todos, já nós sabíamos todos há muito tempo.

Que estava acima da Lei Divina, influênciando os nomes a dar aos Baptizados, é que é uma tremenda novidade!

20/03/2009

UMA DESGRAÇA

Esta é, provavelmente, a época em que estamos a jogar pior. Ninguém se entende em campo, ninguém defende, não se ataca decentemente... Em suma, ao fim de 10 minutos de jogo está tudo a mandar vir com o restio da equipa.

Ontem perdemos os dois jogos da fase de grupos do Torneio e o compromisso, assumido no início do primeiro jogo, de não refilar com os outros não foi cumprido. "Vocês não fecham o meio!" "Passa mais cedo!" "Joga atrás!" "Não vás feito louco para a frente!!"

De nada vale. Parecemos putos de 5 anos a jogar. Assim, mais vale que a época acabe depressa.

17/03/2009

UMA VIDA QUE ACABA CHEIA DE ARREPENDIMENTO



Lembram-se deste gajo? Quem pode esquecer esta fronha, mesmo que ultimamente apareça decorada com uma pasta de arquivo da AMBAR azul? Se não se lembram, deviam lembrar!

Estou aqui para fazer um reparo, ou melhor, um "amenizar de consciência" relativamente a tudo o que eu escrevi acerca dele no post «"ANJOS E DEMÓNIOS" À MODA DO STRIK3R».

O senhor devia ter mesmo um grande desgosto de vida e isso afectou-o. Afectou mesmo muito no que diz respeito à sua noção de realidade e à sua saúde mental.

Imaginem que são obrigados a casar com uma mulher bem jeitosa mas cega, surda, muda e autísta. É uma desgraça, têm de concordar.

Obviamente, com o choque a que foi sujeito por o obrigarem a casar com ela, Fritzl decidiu que não havia de ser castigado sozinho e por isso levou a mãe para viver com eles assim que casou e... trancou-a no sótão durante 20 anos, até esta falecer de saudades de ver a luz do dia em 1980. Ah, pois é, é que o seu querido filho preocupava-se muito com a propensão da mãe para apanhar cancro da pele e tratou de tapar com madeiras pregadas todas as janelas do sótão.

E a esposa lá esteve, coitada, sem saber de nada disto, nem da filha, nem da sogra, desde que se casaram... coitadinha...

PS: MAS ALGUÉM AINDA ACREDITA QUE A MULHER NÃO SABIA DE NADA?????

12/03/2009

GRAÇAS A DEUS QUE SOU ATEU



Desenvolvimentos de um caso brasileiro:

- Padrasto casa com mãe de menina de 9 anos;
- Padrasto viola menina;
- Menina fica grávida;
- Mãe dá um par de bufetadas em padrasto;
- Mãe leva menina ao médico;
- Mãe pede aborto para menina;
- Menina fica sem bebé;
- Mãe fica aliviada mas com enorme dôr por tudo que passou;
- Filha fica traumatizada;
- Igreja condena "assassinio e atentado aos valores da família" de mãe e menina;
- Igreja excumunga mãe e menina;
- Padrasto não é excumungado;
- Padrasto não é castigado;
- Padrasto não é repreendido;
- Padrasto, aos olhos da Igreja, está na boa;
- Vaticano aplaude medida;

E depois ainda me vêm com a conversa que eu não posso ser feliz por ser ateu... A cada caso destes que me passa pelos olhos, menos medo tenho do Arcanjo Lucifer...

04/03/2009

TUDO CRESCE!!! ESTOU VELHO!!

Vejam lá se conhecem estes personagens...



Pois, também eles cresceram. Que raio, ainda por cima já não andam à chapada um ao outro, bem pelo contrário! Ela "arrasta a asa" e ele retribui!

E o resto da malta???



Também lá anda no meio, a fazer das suas.

A "baixinha" é agora uma giraça com roupa da moda, menos explosiva mas ainda a líder do grupo. O "careca" já tem mais cabelo e só troca RR por LL quando está nervoso... ou quando "ela" se chega muito perto. O "porco" já toma banho. A contra-gosto, é certo, mas o certo é que toma. E a "gulosa" come muito mas de forma saudável!

Oh... eram tão giros pequeninos!



As histórias deles pequenotes continuam a sair todos os meses. As deles grandalhões vai no segundo livro em Portugal e no 7º no Brasil. E eu tenho o nº2... Quem me oferece o nº1???

03/03/2009

20 ANOS!

Há 20 anos, 18 caramelos que ninguém dava nada por eles ganham por 2-0 à Nigéria e trazem o caneco Sub-20 para Portugal. Foi o primeiro título conquistado a nível de selecções pelo futebol português.



Hoje andamos com uma lanterna à procura de jogadores portugueses nas camadas jovens dos clubes, pois os brasileiros e africanos comprados em lotes de contentores impestam o futebol de formação.

Se o Xavier e o Resende poucas ou nenhumas oportunidades tiveram na I Divisão (se bem que o Xavier gostava era de copos e gajedo), quais as oportunidades que terão os putos de hoje em dia?