29/08/2007

QUANDO A VIDA NOS BATE À PORTA DE REPENTE...


António Puerta (1984-2007)

Hoje, dia 28 de Agosto de 2007, morreu António Puerta, jogador de 23 anos do Sevilha. António Puerta disputou o seu último jogo no passado domingo pelo seu clube contra o Getafe. Ainda durante a primeira parte, junto à sua baliza, caiu, vítima de uma paragem cardio-respiratória. Temeu-se de imediato o pior, pois entrou de imediato em convulsões, mas a rápida acção dos médicos e principalmente dos seus colegas parecia ter conseguido o milagre: minutos depois, António Puerta estava consciente de novo, e pelo seu próprio pé dirigiu-se para o balneário, entre os aplausos do público, para qual acenou. Só que já na zona de duche (segundo rezam as crónicas) nova paragem cardio-respiratória, que o levou de imediato para a ambulância em direcção ao hospital.


Pavão (1947-1973)

Só no domingo, segundo o relatório médico, foram 5 os ataques cardíacos que Puerta sofreu... Daí para cá, até hoje, mais alguns se sucederam. Tentou-se a todo o custo salvar o homem, pois o jogadôr, esse já estava perdido, muito por causa da falta de oxigenação que o corpo e o cérebro sofreram ao longo de tanta paragem de ritmo cardíaco...


Miklos Fehér (1979-2004)

Para alguém que também joga, se bem que não ao mesmo nível (o que se pode considerar ainda mais preocupante), é obviamente uma situação que assusta. Para mais porque há uns meses, devido a algumas más disposições e desmaios, António Puerta foi sujeito a exames da raiz dos cabelos à ponta dos pés, em que os resultados foram claríssimos: saudável como ninguém!


Serginho (1974-2004)

Desde o Marc-Vivien Foe, os nomes não param: Max Ferreira, Miki Fehér, Bruno Baião... O último foi Anton Reid, 16 anos, durante um treino do Walsall. Isto para não falar em Paulo Pinto, jogador profissional de Basquetebol português, que também faleceu durante um jogo contra o Benfica.


Paulo Pinto (1975-2002)

A pergunta impõe-se: tendo em conta que, mesmo nas camadas jovens, os exames de medicina desportiva são rigorosos (e eu passei por isso), ainda para mais em ligas de futebol de topo mundial como a Francesa (onde jogava Vivien-Foe), portuguesa (Miki Fehér) ou espanhola, será tudo isto demasiado estranho? Andarão os jogadores a tomar algo indetectável e que possa provocar estes ataques fulminantes? Será que os atletas de alta competição estão sujeitos a demasiado esforço? Relembro que Fehér jogou no FC Porto, no Benfica e pela selecção da Hungria até aos 24 anos, quando faleceu, e nunca lhe detectaram um pinchavelho que fosse!


Bruno Baião (1985-2004)

Pessoalmente, acho que não. É algo da nossa natureza e com a qual temos de viver. Penso inclusivé que, a estar associado a algo, terá a ver com a catrefada de produtos que ingerimos diariamente no leite, carne, peixe, legumes, fruta, água... Nada hoje é natural, tudo tem variadíssimos produtos injectados, do cloro aos corantes, passando pelos conservantes e produtos de engorda.


Marc-Vivien Foe (1975-2003)

Resta-nos viver um dia de cada vez e não pensar muito nisto, tomando tal situação como um mero facto natural e elemento da vida. Porque se pensamos que a qualquer momento podemos caír para o lado, mais vale pôr já o cabo do teclado à volta do pescoço, pois tanta coisa pode acontecer comigo sentado nesta cadeira.


Hugo Cunha (1977-2005)

E sejam todos uns velhinhos caquéticos e jarretas daqui a muitos anos. ;)

27/08/2007

A TRADIÇÃO JÁ NÃO É O QUE ERA!



Há 25 anos atrás, a televisão em Portugal era uma amena pasmaceira, que afinal nem sequer era tão má como imaginávamos na altura. Havia 2 canais, RTP1 e RTP2 (que se apanhava mal como o diabo, pois a antena não conseguia captar as ondas UHF convenientemente), e toda a gente sabia que depois do Telejornal vinha a novela, que à 4ª era "Lotação Esgotada" e à 5ª dava as séries giras ("Alf", "Chefe mas pouco", etc).

Era uma altura em que (argh!) se via o Festival Eurovisão da Canção! Em Março, havia o Festival RTP da Canção, um artista ganhava e ia-nos representar na Europa, lá mais para Maio! Lá em casa, nesses dias, a tradição era certinha: pipocas, muita atenção à TV e o papel e caneta para dar pontuações de 1 a 10 às canções. Há 25 anos, as Doce levaram do "Bem Bom" para os europeus. Mas pelos vistos, os gajos preferiram as Bockwurst ao bacalhau com atum e pronto...

Esta tradição manteve-se por pouco tempo... 5 ou 6 anos depois, já ninguém via o Festival Eurovisão lá em casa. Os meus pais, pessoas que tinham como referências musicais Deep Purple, Led Zeppelin e Pink Floyd, começaram a achar que o nível das canções estava cada vez pior, e eu começava a descobrir as virtudes da música e do Rock puro. O Festival desapareceu das nossas vidas.

E por ter desaparecido é que só 1 ano depois vejo, com escândalo, que os Lordi ganharam o Euro-Festival! Quem são os Lordi? Ora bem...



Estou chocado! Como é possível este grupo ter tido o desplante de apresentar isto no palco da bimbalheira? E aquele aspecto, ARGH!!! Está bem, não é uma coisa excelente... Não é propriamente uma obra de arte... mas gabo-lhes a coragem!!!

Giro foi ver um dos vídeos com comentários franceses do género: "Que é isto?", "Lordi, é fresco, é mexido, é primaveril, é uma loucura total, é mau!", "Bom acabou a actuação, vão agora voltar para a jaula!" e "a Finlândia leva 40 e tal anos de Festival, e nunca ganhou... e não é hoje que vai ganhar...".

Como é possível? Metal no Euro-Festival??? Sacrilégio!! Que diriam o Carlos Paião ou ABBA desta total falta de respeito pela música tec-tec e de molha-a-almofada?? Uma vergonha.

E vejam este início de Festival em 2007! Um atentado à moral e bons costumes festivaleiros...



Vá lá, digam lá se não tem mais piada do que qualquer outro início de Euro-Festival até agora! A tradição, definitivamente, já não é o que era...

24/08/2007

NUNCA MAIS É SETEMBRO!

Há diversas razões para que eu queira que o dia 31 de Agosto chegue depressa. A primeira, e mais importante, é que assim ficam só a faltar 15 dias para a segunda parte do jogo "Toalha de Praia FC vs Entremeada Grelhada United", cujo resultado ao intervalo (que começou a 15 de Julho) é de um fantástico empate a 10 golos.



A segunda razão é o facto de já não poder ouvir falar em contratações para o Benfica. A cada hora sai um jogador novo que está a caminho mas afinal não vem porque afinal já vem devido a por fim não querer vir. O Fernando Santos foi embora na pior altura, escrevendo-se direito por linhas tortas. Ou antes, não eram linhas tortas mas sim a carapinha de um africano depois de passarem uma vez um pente, só ao de leve para não estragar muito. É que não faz sentido mandar embora um treinador que, efectivamente, já devia ter saído no final da época passada, mas que neste momento liderava a equipa a meio de uma pré-eliminatória da Champions League, que é vital para a vida desportiva e financeira do clube ao longo desta época! Fernando Santos, com todos os defeitos que tem como técnico, é um homem de carácter, e sem dúvida que se como treinador já foi tarde, como homem não merecia isto. Ao menos que o deixassem falhar por completo.



A terceira razão é que o Verão já me fez demasiado estragos invisíveis, e só a partir de dia 1 de Setembro abre a minha época desportiva! É a vantagem de se jogar a altíssimo nível, ainda superior ao da Bwin Liga, pois permite-nos ter 2 meses de férias e competição a sério nos outros 10. No ano passado foram 78 jogos que eu completei nas pernas, alguns deles lesionado, outros tocado, outros ainda completamente estoirado. Mas a ânsia de voltar ao jogo é imensa e dia 5 regressam os treinos. A espectativa da equipa é grande, pois acabámos bem a época passada. Tudo depende da forma como os "históricos" e as "novas contratações" se apresentarem.



A quarta é que, como devem ter percebido, o meu "bogas" está neste momento todo escavacado no "hospital". O "Sr. Doutor" já o esteve a examinar e disse que podia ter sido bem pior. Acima de tudo, apesar de adorar aquele que foi o primeiro "bólide" exclusivamente escolhido por mim e adquirido em primeira mão com muito sangue, suór e lágrimas, fiquei contente por ele ter protegido a minha menina, que saiu ilesa do embate. Agora, resta esperar pelo início do mês de Setembro para voltarmos os três (eu, a menina e o bólide) a fintar como o Pelé as estradas do país.

Acho que são razões mais que suficientes para desejar que o mês de Agosto desapareça rapidamente... mesmo que isso traga de volta o pânico do estacionamento após as 20:00 na minha rua...

22/08/2007

PERSONALIDADES I

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nome: Bolinha Pirata de Luvdo
Idade: 1 mês (nasceu a 14 de Julho de 2007)
Sexo: Feminino
Pai: Toby
Mãe: Dara Pipoca de Luvdo
Tribo/Raça: Caniche Spaniel... ou Cocker Caniche... ou Corniche Spaniel... ou Cocker Spaniche... ou Canocker...
Adora: Orelhas, quanto mais carnudas melhor.
Detesta: Ralhetes e Tatáu.
Virtudes: Meiga e um pêlo sedoso.
Defeitos: A teimosia herdada do pai e a falta de orientação para ir ao WC.
Conquistas: A permanência na cama da avó-dona por 10 minutos todas as noites.
Derrotas: A permanência na cama da avó-dona por toda a noite não foi alcançada.
Aspirações Futuras: Roer tudo o que seja possivel em 9 horas com vista ao Record do Guiness Book.

21/08/2007

COMO ANDO MEIO DESINSPIRADO...

... aqui fica algo completamente diferente: um homem com 3 nádegas.



Se não gostaram, vão jogar golf...



... e não me chateiem a breguilha. Estou deprimido...



:'-(

16/08/2007

VÁLHA-NOS O RUI COSTA!

Terça-feira foi um bom dia para os jornais desportivos (e não só) de quarta-feira. A razão é sempre a mesma: futebol e futebolices, lda. Começou com a saída do Manuel Fernandes do Benfica, enquanto este dobrava carinhosamente a camisola número 37 na malinha para ir para estágio. O seu agente apareceu espavorido, agarrou-o por um braço e arrancou do Seixal em direcção ao Aeroporto da Portela. Como o do Montijo ainda não está operacional, o agente do moço obrigou-o a desligar o telemóvel e a estar quietinho com os brinquedos, pois o puto ia ter uma surpresa. E assim, o Manuel Lelé foi-se encher de libras na cidade dos cabeludos. Pior que isso, só mesmo o facto de ir vestir-se de azul. Mais um grande exemplo da excelente gestão do SLB e do seu presidente, que nunca pensou que o Everton pagasse 9 milhões pelo Manuel Lelé! E assim, ficaram sem o melhor jogador da pré-temporada...



Depois, saíu para as tv's uma carta que dava conta de um dossier de documentos entregue à PGR e a outros orgãos de justiça nos quais se fala de uma hipotética manipulação das investigações do "Apito Dourado", tendo como alvos preferênciais Luis Filipe Vieira, Maria José Morgado e o seu marido, elementos da PJ da equipa de MJM, entre outros. O dossier suspeita-se ser o tão famigerado "Apito Encarnado" do qual Pinto da Costa "inocentemente" falou na sua entrevista à Sic Notícias.

Diga-se que eu não ponho as mãos no lume por ninguém, nem mesmo com luvas de amianto, pois detesto queimaduras, mas o certo é que a credibilidade de um documento escrito supostamente por elementos da PJ que dizem que apenas buscam a verdade e que escrevem coisas como "caiu como um dos melhores palhaços de circo", para mim, não é muita. Além de que só falta dizer que foi o LFV que pagou à Carolina Salgado para andar a apagar os vestígios de flatulencia do Pinto da Costa... É que pelo que o PC diz, dá a entender que ela era como que uma daquelas gajas que não nos largam a breguilha e que a gente não quer ver à frente nem pintadas de amarelo... ou dourado. E segundo se sabe, a coisa não foi bem assim... Aquela que anteriormente foi uma senhora de casacos de peles passou de repente a uma desgraçada sem moral que aos 18 anos já tinha 2 filhos... como se ele não soubesse anteriormente.



Bom, o que é certo é que o Luis dos Pneus respondeu na mesma Sic Notícias, momentos antes da estreia oficial do SLB, ao tão falado dossier com um "investigue-se, porque eu não sou homem da noite", dirigindo-se também ao Conde Redondo. Aqui fica a minha preocupação: o que é que um homem que não é da noite tem a ver com o Conde Redondo? Alguém que pergunte, por favôr, àquelas "meçoilas" que lá andam se conhecem o LFV. Se conhecerem, temos um carradão de dúvidas entre mãos. O mesmo LFV não se coibiu ainda de dizer que depois da entrevista queria o caché! "O Apito Dourado é o princípio! Depois, vamos falar de dinheiro!!!" Clara evidência de que a Sic pagou ao LFV, dinheiro a pagar depois da entrevista, para ele vir dizer mais uns "hums" para a TV. Isto, claro, estando nós na pele do PC.

Depois, veio o jogo do SLB com o Copenhaga. E certo é que os Matacões Altos e Loiros iam provocando um ataque de bolas de pêlo no Pantera Negra com o golo marcado pelo Hutchinson, um baixinho... negro. Entrou o Adu, entrou o Coentrão, jogou o Luis Filipe... mas quem brilhou e jogou foi o novo reforço da Selecção de Esperanças: Rui Costa. Aos 35 anos, é a Esperança do Benfica para que as coisas não corram mal. Diz quem esteve na bancada VIP que o Berardo disse que "sempre acreditou naquele miúdo". Há coisas fantásticas, não há?!



Enquanto isso, os amigos de longa data e muito respeito entre eles Marques Mendes e Filipe Menezes não se cumprimentaram, cruzaram ou sequer disseram adeus um ao outro na festa comício do PSD no Pontal! As amizades são uma coisa esquisita no mundo da política... É um pouco ao estilo do futebol. Eu sou muito teu amigo, mas se tiver que te partir uma perna para não marcares golo, depois peço-te desculpa...

Valha-nos o Rui Costa...

10/08/2007

TUDO FAZ SENTIDO!

Quem nunca ouviu dizer que uma pessoa que diz "deixa ver" e agarra logo naquilo que é alvo da sua atenção "é pior que os espanhóis" ou "tem os olhos nas mãos"?

Pois fiquem sabendo que tudo faz sentido. Nada do que é falado de uma forma popular é dito ao acaso.

Ontem fui ver "O Labirinto do Fáuno", uma história espectacular sobre a família de uma menina de 11 anos no periodo de eliminação de focos de conflito durante a Guerra Civil Espanhola. Além de ser um excelente filme, houve algo que me despertou à atenção.



Este senhor com um grave problema de miopia está muito quietinho, nesta cena do filme. O engraçado é ver como ele põe os óculos!



Já percebi porque é que os Espanhóis vêem com as mãos e são uns mexericões de primeira! O "Homem do Saco" lá do sítio que come as criancinhas vê com as mãos e não com a cara!

Tudo tem a sua explicação. :)

07/08/2007

PORRADA NELES!

Joel Santana, treinador do Flamengo, caiu nas bocas do mundo porque foi autenticamente apanhado com a boca na botija. Tudo se passou no último jogo do Flamengo, contra o Santos, transmitido em directo pela TV, em que o Santana gritou «Se for para ficar de palhaçada desce a porrada mesmo. Tem que parar com essa palhaçadinha aí!».

Pronto, entornou-se o caldo! Ai Jesus que um treinador mandou aviar traulitada de três em pipa no adversário. Lamentável!

Pois é, mas o que se esquecem de dizer é que os jogadores do Santos estavam alegremente a fazer rabia aos jogadores do Flamengo enquanto venciam por 3-0. Lamentável na mesma? Talvez... Mas a "torcida" (ou claque, como nos ensina o Scolari no novo anuncio) do Santos gritava "OOOOOOOOOOLÉ" enquanto os jogadores faziam o toma-lá-dá-cá da redondinha! Lamentável na mesma? Sim... Mas os jogadores do Santos também eles, assim que livravam-se da bola, gritavam também eles "OOOOOOOOOOOOLÉ"! Lamentável na mesma? Epá... uma coisa é ser Santo e outra é ser estúpido e não ter amôr-próprio...

É futebol, não é tourada. Um árbitro tem o dever de punir um jogadôr que "toureie" um adversário, senão há situações destas. Pode ser mau uma entrada mais ríspida, mas de certeza absoluta que se um jogadôr qualquer, num outro lance qualquer gritar "OH BOI!" para um adversário, o árbitro intervém. Gritando "OOOOOOOOOOOOOOOOOOLÉ", estão a fazer o quê então?

No entanto, o futebol brasileiro está cheio de engraçadinhos... Veja-se por exemplo, o Edilson neste vídeo, em que uma brincadeira, com o jogo a prosseguir, gerou uma cena com "muita" graça.