Hoje vou de fim de semana. Vou com o mesmo à-vontade e querer (muito querer mesmo) com que saio todas as sextas-feiras dos treinos. Vou com a mesma gana que qualquer pessoa tem para disfrutar de um fim-de-semana.
Só que este será diferente. É um fim-de-semana que vai marcar o mundo para sempre, e tudo por minha causa.
Tal como o Nuno Gomes chega a capitão porque o Simão saiu, o Alberto João tem mais deputados na Assembleia Regional porque as pessoas estão mais estúpidas e o Bush está cada vez mais idiota devido à sua condição genética (filho de Bush e americano), também eu, de uma forma natural e perfeitamente normal, subirei mais um patamar. Um género de auto-promoção por anos de serviço. A única coisa que sei é que 2ª feira serei um grande trinta-e-um para muita gente. E irei dar cabo do juízo a muitas mais. Tal como o António Melo Correia dizia: "Olarilolela, como este não há nenhum!..."
Preparem-se! Vou… mas volto melhor ainda, como o Vinho do Porto!
Vi hoje de manhã com algum espanto, confesso, que o diário generalista gratuíto "Meia-Hora" vai de férias, sendo hoje a última edição com promessa que em Setembro estão de volta! Sinceramente, eu acho que é daquelas férias convenientes, ou seja, vão e não voltam. Então um jornal que está "na rua" pouco mais de 7 semanas e vai de férias??? Cheira a esturro, não?
No entanto, isto faz-me pensar em mais coisas e gente que deviam de ir de férias convenientes já hoje. Aqui ficam alguns exemplos:
- O José Sótraste; - A Floribela, os Morangos com Açucar, as Chiquititas e todas as telenovelas da SIC e TVI; - O American Jorge e a suas guerrinhas pró-petrolíferas; - O Pinto da Costa; - O Gilberto Madaíl; - O José Carlos Malato; - A Paris Hilton; - A Britney Spears; - O Joe Berardo; - O Mika; - Os D'Zrt; - Os gajos que se seguiram aos D'Zrt; - A Zita Seabra;
E pronto, estes são alguns exemplos de quem devia de ir... e por lá ficar. É que pelo menos eu, não ia sentir falta nenhuminha deles...
Sim, o Hélio foi um herói! Defendeu um penalty e colocou-nos na final da Taça Nacional das Taças FFA. Mas agora falo mesmo de um herói! Um verdadeiro herói, sem capa nem espada mas... nem precisa...
Há umas semanas, segundo relatos, duas miúdas "pôdres de bêbedas" são empurradas para dentro de um carro por uns gajos que, definitivamente, não as conheciam... O Herói, atento ao caso, foi no seu carro atrás em perseguição e entrou em contacto com o 112. Saem do Parque das Nações e seguem para a A1, em direcção ao norte do país. O Herói segue-os sem que dêem por isso e sempre dando à polícia as manobras e localização onde se encontram. Em Alverca, a polícia barra o carro sequestrador e prende os suspeitos. As "borrachonas" estão salvas...
Uns dias depois, na Amadora, o Herói vê uma cena pouco amigável debaixo das arcadas de um prédio! Uma mulher, semi-despida já, está a ser agredida por um outro indivíduo. Ligando de imediato para a polícia, o Herói deu-lhe com os máximos do seu Heróimobil! O sujeito fugiu e ele, como bom Herói que é, ficou com a mulher... à sua guarda, claro, até aparecer a polícia.
Em poucos dias, um sequestro e uma violação salvos pelo Herói.
São pessoas como estas de quem dá gosto ser amigo. Não pegou num pau e aviou neles todos, é certo. Não foi feito... herói à porrada aos gajos. Não sacou da G3 e limpou o sêbo a 1000 vilões. Mas fêz aquilo que muita gente não faz: não virou a cara para o lado nem ficou a pensar "oh, se calhar estão na brincadeira" ou "oh, uma birrinha de namorados" ou até "olha aquele anúncio do BES tão giro". Não! Ele agiu! E por isso merece a menção de "O MEU HERÓI"!
- Em 1984, BOB GUELDOF, jornalista musical que entretanto forma a banda punk "The Boomtown Rats", inspirado por uma reportagem sobre a fome na Etiópia, empenhou-se até aos últimos tostões por uma causa: LUTAR CONTRA A FOME NO MUNDO. Assim surgiu o primeiro de todos os concertos de solidariedade à escala mundial. O LIVE AID foi assistido por 1,5 BILIÕES de pessoas e estiveram presentes 100 artistas em todo o mundo. Foram angariados 150 Milhões de libras num único dia.
- Em 1976, BETTTY WILLIAMS,recepcionista e mãe de duas crianças, assiste à morte de três crianças católicas vítimas de atropelamento por um carro desgovernado cujo condutor, um homem pertencente ao IRA, havia sido baleado mortalmente pela polícia momentos antes de as atingir. Dois dias depois do sucedido, Betty recolheu 6.000 assinaturas com vista a uma petição pela paz na Irlanda do Norte. Depois, organizou uma marcha pela Paz no Ulster com chegada na campa das três crianças. Juntaram-se a ela 10.000 PESSOAS, católicas e protestantes. No entanto, elementos do IRA agrediram e obrigaram a dispersar a marcha, acusando os seus participantes de “conlúio com os Britânicos”. Exactamente uma semana depois, Betty volta a organizar nova marcha e novamente dirigiu-se ao cemitério, com os mesmos objectivos. A marcha teve 30.000 PARTICIPANTES, católicos e protestantes. Betty Williams recebeu o PRÉMIO NOBEL DA PAZ em 1977.
- Em 1961, durante o Regime do Estado Novo, dois estudantes de Coimbra brindam à Liberdade. São detidos pela PIDE, levados a tribunal e condenados a 7 anos de prisão. PETER BENENSON, um advogado londrino, ficou chocado com a notícia e escreveu a David Astor, editor do "The Observer". A 28 de Maio de 1961, o artigo "The Forgotten Prisoners" é publicado, pedindo aos leitores que enviassem cartas de apoio aos estudantes e repúdio pela sua detenção. A adesão foi tal, em todo o MUNDO, que foi criada uma comissão no Luxemburgo, com vista a coordenar a campanha. Assim surgiu a AMNISTIA INTERNACIONAL!
- Nos anos 20, um miúdo sonha com o dia em que todos serão tratados em igualdade no seu país. Após muitos anos de luta por direitos iguais para o seu povo, é apanhado a 5 de Agosto de 1962 e condenado por "Traição Política". Pena: PRISÃO PERPÉTUA! A sua luta manteve-se fora das grades e a 2 de Fevereiro de 1990, o seu partido político (ANC) deixa de estar banido segundo ordens do Presidente Frederic de Klerk. A 11 de Fevereiro de 1990, NELSON MANDELAé finalmente um homem livre e igual aos outros sul-africanos, após 27 anos de prisão. Foi eleito Presidente Sul-Africano nas primeiras eleições inteiramente livres, nas quais votaram perto de 19 Milhões de pessoas. Recebeu o PRÉMIO NOBEL DA PAZ em 1993. E o Apartheid desapareceu, como regime político, para sempre.
Hoje de manhã, um daqueles jornais diários distribuídos à borliú tinha a imagem da Condoleezza Rice, a maior antítese do governo conservadôr americano (é mulher e negra), sentada em pose descontraída com o Zé Sótraste ao lado. A razão: um encontro de discussão dos problemas inerentes no Médio Oriente. Tenho de dizer: não gosto dela. Além disso, toda a gente sabe qual é o problema do Médio Oriente: o petróleo e a sede dos EUA em obter o máximo possível a baixos custos, perseguindo tudo e todos aqueles que cheirem a kus-kus e xixa.
Comparo esta perseguição dos EUA aos árabes com a perseguição que os sócios do Benfica fazem ao Nuno Gomes. Os Estados Unidos têm Israel, os benfiquistas têm o Mantorras. Os árabes metem a cabeça de fora, toma lá com um míssil Hellfire nas fuças. O Nuno Gomes é convocado, os sócios fazem uma vaia em uníssono.
Os palestinianos rebentam com umas casas nos territórios ocupados, os americanos indignam-se. Os israelitas fazem o mesmo, e os americanos, por azar, estavam a ver todos o 1274º episódio da "Dinastia". O Nuno Gomes falha um golo, o estádio quase que cai. O Mantorras manda um pontapé na atmosfera, ninguém viu porque ainda discutiam "mas como é possível o NG falhar aquilo?".
Está toda a gente desejosa de ver o Nuno Gomes fora do Benfica, para mais com as contratações de Bergessio e Oscar Cardozo. Só que esquecem-se que um dos grandes problemas do Benfica nos últimos anos foi realmente o facto de não haver opções para o ataque quando o Nuno Gomes ou o Miccolli se lesionavam. O Fonseca nunca se adaptou, o Karadas foi um erro de casting ao estilo do Humberto Bernardo para apresentar "Misses". Agora, quando finalmente o SLB vê o futuro do seu banco côr de rosa (muito graças ao seu equipamento alternativo), os sócios voltam a querer pôr o Fernando Santos a coçar a barba que perdeu ainda nos tempos de treinador do FC Porto, pensando "será que o Beto joga alguma coisa a ponta de lança? Bom, pior não fará certamente!" Como tal, acho muito bem que nem o Fernando Santos nem o Luis Filipe Vieira queiram deixar sair o Nuno Gomes, bem como alguns adeptos que o têm em alta consideração.
O nosso azar é que na política mundial não há um Fernando Santos ou um Luis Filipe Vieira para pôr os "sócios" americanos no lugar deles. Continuam a actuar como os donos do mundo, a derrubar regimes por motivos meramente comerciais sob a etiqueta da famigerada "guerra anti-terrorista" e a chacinar todo o mundo graças à total condescendência dos restantes países e Nações Unidas no caso concreto dos protocolos de Quioto ("ah e tal, porque se a China e outras potências emergentes não assinam, nós também não assinamos, para podermos continuar a ajavardar") e de Gleneagles (reunião do G8 sobre questões climáticas e discussão novamente sobre Quioto).
O problema disto tudo é que ninguém hoje em dia vive sem a Microsoft, a Apple, a Coca-Cola, os iPod, a Pizza Hut, o Planet Hollywood, a Ford e outros que tal, porque se fosse outro qualquer paíseco do mundo já tinha levado com um embargo comercial com pesadas multas há muito tempo...
Depois das eleições de ontem, deu para tirar as seguintes conclusões:
- O António Costa é muito querido pelos portugueses, especialmente pelos socialistas militantes e que não foram à praia ontem (porque estava de chuva). - O Carmona Rodrigues, contra tudo e contra todos, sem dinheiro para mandar cantar um ceguinho e recolhendo assinaturas porta a porta através de velhinhas chorosas (como afirmou), conseguiu o milagre da contabilidade que permitiu encher a cidade de cartazes e de alarido, além de ter ainda conseguido fazer de um dos hóteis de Lisboa a sua sede de campanha, o que mostra que o facto de não ter continuado à frente do município se qualifica como um desperdício para a gestão e orçamentação da cidade. - A Helena Roseta nem de bicicleta ganhou a corrida. - O Fernando Negrão percebeu que armar-se em "Bully" e desatar a dar porrada em todos os outros "putos da escola" acaba sempre e invariavelmente mal. - O Sá Fernandes já está a arregaçar as mangas para parar e boicotar mais uma série de obras. - O Ruben de Carvalho já pode voltar para debaixo do chaparro e dormir a sesta alentejana, porque a missão foi cumprida. - O Telmo Correia ficou com ainda mais ar de beicinho ao perceber que não conseguiu ser eleito. - O Garcia Pereira já avisou que vão ter que levar com ele, assim um pouco ao estilo do Zequinha dos Sub-20 (eu quero ficar na câmara, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!). - O PNR e o seu Presidente está a apostar forte nas Legislativas 2007 para obter representação "parlamentar"... ou será "para lamentar"??? - O MPT continua em movimento partindo a terra! É pena é Lisboa não ser Zona Agricola, senão era uma vitória rotunda! - O Gonçalo da Câmara Pereira que se dedique ao fado... é melhor... ou então que me explique como um partido tem ideiais... monárquicos!
Agora, os outsiders: - O Zé Sótraste estava todo contente com a "grande vitória" do PS em Lisboa, e extremamente contente porque fez uma exibição melhor que os Sub-20 no Canadá. - O Micro Mendes acha que ainda pode ser lider de um partido. Pior, acha que pode ser lider do PSD. Mas o pior de tudo é que há mais gente a achar o mesmo! - O Paulo Portas está a ponderar seriamente ir pedir um tacho ao mano Mikail Trostkista, mais conhecido por Miguel Portas. É que sob a bandeira do CDS do PP já ninguém o leva a sério. - Será que é desta que o João Jardim vai tentar chegar-se à frente do PSD e assim juntar-se aos Cubanos?!
Post Scriptum: Começou bem a entrada no mercado do Vinci GT. Além de gosto duvidoso, acho que tiveram de ir buscar um míni para o rebocar pelo Circúito da Boavista. Palavras para quê: é um carro de 40.000 contos português.