18/12/2007

UMA QUESTÃO DE ETIQUETAS!

Está a chegar aquela hora em que eu e a minha cachopa temos de tratar de arranjar um grito de guerra para o rebento, vulgarmente denominado de NOME. Uma imensa responsabilidade, pois não há nada pior na vida de uma pessoa que um mau nome. Conheci alguns heróis e heroínas que chegaram à idade adulta sem tiques, com aspecto respeitável e sem estarem minimamente afectados pelo nome que lhe deram.

Um estudo indica que pessoas cujo nome é estranho e facilmente associado a outras questões por puro gôzo levarão obviamente a que um puto seja alvo da chacota de tudo quanto é colega da escola. Um dos exemplos mais pragmáticos é o do Felipe Adão, mais conhecido como "Flipadão".

Essa dúvida e receio levou-nos a pesquisar a Internet. À partida não aparenta ser o melhor lugar, mas encontrámos o Portal do Cidadão, um site onde, entre outras coisas, explica como se deve proceder ao registo e como dar um nome a um recém-nascido. Para tal, disponibilizam este ficheiro PDF, que se revelou extremamente útil. Não, não foi útil para escolher o nome da ervilhinha!! Foi útil mesmo para fazer este post.

Ora bem, tenho-vos a dizer que de entre a brasileirada toda, há umas portuguesisses que batem os irmãos-que-falam-cantando assim na boínha. Precisam é, obviamente, de um raciocínio muito mais rebuscado. Ora então, que comece!!!

1

- Estás a ver Deus a esticar-se para dar vida a Adão?
- Sim! Tocou-lhe com o dedo!
- Certo, mas... com qual dedo?? Indicador? Não! Tocou-lhe com o DEUSDEDITO!

2

- Vamos embora, porrada neles!!! Toma!! Este JÁCOME!

3

- E agora canta Marante e a sua banda Diapasão o êxito que todos conhecem "Essa Linda Portuguesa", mas em francês, para todos aqueles que nos ouvem em Toulouse!!
- "JESSÉ, JESSÉ cette bélle portuguaise con qui je vá casé..."

4
KÓ-LÓ: o nome diz tudo.

5

- Oh Senhor Travolta, MÁTIO!! Por favor, MÁTIO que ele é um bandido!

6

- E depois deste curto intervalo, voltamos com mais música, desta vez na voz de Ágata! Ágata, que vai cantar para nós hoje!
- Vou cantar uma versão do tema "Mãe Querida" para um grande amigo meu. Esta nova versão chama-se "MEM Querido".

7

- MIMON!!!! MIMON MIMON!!!
- Já vai!!! Já vai, que pressa!!!!

8

- Estás à espera de alguém?
- Sim, do MINES!
- Sagres ou Super Bock?

9
- Olá, rapazote! Sou do Círculo de Leitores! Posso falar com os teus pais?
- Eles NATÃO!

10
- O Zé está muito doente... Já NEMBRODE, NENRODE, nem nada... coitado...

11

- OCRIDALINA!
- Oh, estamos muito simpáticos hoje...

12

- Depois do espanhol Sancho Pança, eis que surge o português PAULO SANCHO!

13

- Epá, está um sol do caraças! Fecha aí a PORCIANA!

14

- Olha, o gémeo da direita é muito mais PRACÍDIO com o Pai que o da esquerda! Que giro!!

15

- Então, estás a trabalhar num laboratório de análises?
- Sim, faço análises DORINA!

16

- Como te chamas?
- DINO!
- Dino quê?
- DINO SAURO!

And last but not the least...

17

- Acho que hoje vou facturar com a tipa que vou levar à festa!
- Então? Quem é?
- É a SEXTINA!

Como podem ver, estão aqui 16 exemplos de nomes PORTUGUESES e que não envergonham nenhum dos criativos do Brasil.

PS: Ainda tivémos Ocridalina para menina na primeira lista... mas já acabou excluído dos 4 finalistas.

13/12/2007

SALTA! SALTA! TOCA A SALTAR!!!



Nunca saltar à corda foi tão espectacular... ;)

12/12/2007

POST EDUCATIVO: O QUE É SPAM???

Toda a gente conhece aqueles emails irritantes de publicidade que nos invadem o e-mail. Como se chama esse fenómeno? Isso, SPAM!! Mas porque é que se chama Spam??? Por causa disto!



Mas que raio tem uma bodega de uma lata de pasta de carne a ver com e-mails sobre Viagra e outras parvoíces???

Bem, a resposta está aqui.



10/12/2007

ESPÍRITO "NATALINO"!



Chegou a época natalícia. Chegou aquela altura do ano em que só se pode saír à rua em horário de expediente. À noite e ao fim de semana é completamente estúpido imaginar que se vai fazer uma passeata calma, sem stresses, seja ela feita no meio de um centro comercial ou na Praia do Meco.

Anda tudo doido à procura de prendas, prendas e mais prendas! Há que comprar prendas para tudo o que é vivo, mexe, tem olhinhos e diz "Olá", nem que o seu nome seja Louro! Isso repercute-se automaticamente na estrada. Há sempre um gajo com pressa atrás de nós e uma abécula domingueira à nossa frente! O pior de tudo é quando se juntam os dois.

No outro dia, peguei na Bolinha Pirata de Ludvo e na minha Kinder Surpresa e fomos passar uma tarde agradável nas margens do Tejo, começando pelo passeio de Alcântara, que fica a seguir às Docas de Santo. Tudo muito giro, com o membro mais novo da família a correr feita louca, a apanhar o disco no ar, a comer a relva e a fugir das crianças. Depois, metêmo-nos no carro com o objectivo de irmos até Belém para o membro mais peludo da família beber água. Páro no semáforo para entrar na Avenida da Índia (julgo que é assim que se chama. Está uma moça parada atrás de mim, com o carro bem coladinho ao meu. Abre o sinal e o vosso jogador de futebol preferido avança mas logo depois tem de parar porque uma besta animal, muito calmamente em ritmo de passeio ao volante do seu Audi A6, passa o sinal vermelho e ainda olha para mim com a cara de parvo que a mãe lhe fez tão carinhosamente! Perante isto, o que um gajo pode fazer?? Buzinar... mas o mais giro é que a businadela veio de trás! "Bom", pensei eu, "obviamente que ficaste chateada!"

Sigo o meu caminho. 20 segundos depois, a mesma moça que businou passa por mim na brasa (o limite alí é 50 e eu ia a 51... ou um bocadinho mais) e manda-me uma businadela daquelas!

Nota mental: na próxima situação idêntica, não parar, avançar rápidamente e deixar que as duas bestas se esmaguem uma contra a outra. Assim, certamente que teremos um mundo um bocadinho melhor e uma média de condutores um pouco melhor. Porque o espírito "natalíno" nos obriga a pensar num mundo melhor, aqui está o meu contributo!

02/12/2007

COMO PERDER UM TORNEIO EM 2 MINUTOS!



Há coisas que simplesmente não se explicam. Uma delas é o sentimento que tivémos no passado sábado. É óbvio que no futsal não há justiças ou injustiças e o que conta são as bolas que estão lá dentro, mas o ambiente horrível e indescritível que se abateu sobre nós no balneário após o último jogo só desapareceu no início da magnífica festa que se realizou no D. Aida's Place. Mas começando pelo princípio...


FLX - PORTUS 87 4:1


Começar um torneio contra o Portus é sempre mau, principalmente para uma equipa que nunca havia ganho e que o melhor que havia feito foi um empate no "longinquo" ano de 2004. Só que demonstrámos contra o Portus aquilo para o qual estávamos preparados: lutar pelo primeiro lugar no Torneio. Sabíamos que o Portus era perigoso em contra-ataques, por isso démos pouco hazo a que tal acontecesse, com uma defesa segura e evitando ao máximo as perdas de bola em descompensação. Obviamente que o facto de marcarmos cedo ajudou a nossa tarefa, mas estivémos sempre ao mais alto nível, não dando chances a estes grandes amigos.

FLX - JUVENTUDE UNIDA 0:0

Analisando as coisas ao bom estilo do Rui Santos, podia-se dizer que a hipotéca do título esteve neste jogo. Eu pessoalmente acho que não, por diversas razões. A principal é que, na minha modesta opinião, a Juventude fez o melhor e mais concentrado jogo do torneio contra nós. Entrámos bem e motivados pela vitória no primeiro jogo. A realidade é que, mais uma vez, o azar da concretização começou a afectar-nos. Quatro bolas nos ferros da baliza (duas delas na mesma jogada) e o início de uma exibição de sonho do Sá Pinto, tudo isto nos primeiros 10 minutos de jogo, condicionaram em muito a confiança da equipa, fazendo com que o coração começasse a tomar conta do corpo, deixando o cérebro em total histerismo por estar a perder o controlo. A realidade é que por mais que tentássemos a bola não ia entrar e, como acontece normalmente nestes casos, o último lance do jogo podia ter dado à Juventude a vitória num jogo em que lutaram imenso para fechar a sua baliza e em que não fomos bons do princípio ao fim, como deviamos. Valeu-nos o Guilherme, com uma excelente defesa para canto...


FLX - PIÕES DE TALAÍDE 4:4


O estado de espírito do FLX no início deste jogo era claro: só dependemos de nós, por isso, vamos ganhar e pronto! Mantendo o esquema táctico usado com o Portus, partimos para cima dos Piões e logo nos primeiros segundos de jogo o Ruben falha uma oportunidade de forma quase escandalosa! Estávamos fortes, muito fortes e a jogar de forma extremamente motivada. O golo surgiu, por intermédio do Rodrigo, mas uns minutos depois os Piões empatam. Nada demais, vamos para a frente, mantendo a postura. Fizémos um jogo digno, em que dominámos os Piões de Talaíde, sem desprezo para esta grande equipa. 3-1 e três bolas nos ferros e mais um bom número de defesas do GR dos Piões (grande aquisição da época) dava-nos o sinal que aquele já não fugia. E quando marco o 4-1, com os Piões já com GR avançado, com a informação de que faltavam 2 minutos para acabar, nunca imaginei que viesse a acontecer o que aconteceu. Na saída de bola, com os 5 na frente, o Fábio remata frontal, o Guilherme defende a bola que desvia ainda penso que no André, mas esta bate na barra e entra, tal a potencia do remate. Defendêmos como heróis, faltava um minuto e uma grande jogada do Espanhol permite-lhe entrar na área cara a cara com o Guilherme e fazer o 4-3... Faltava um minuto, como tal a coisa não foge de certeza! E a quinze segundos do fim, os Piões trocam a bola entre sí, o Fábio arma remate, a bola bate no Prendi, bate na barriga do Guilherme e entra... A sensação foi horrível, a pior que alguma vez senti. Já perdemos finais, só no ano passado foram duas, mas nada se assemelha àquilo que sentimos no sábado. Foi como que a nossa vida desportiva a desmoronar-se alí, naquela baliza... Ainda fomos procurar o golo, mas o jogo acabou...

Notas a reter: o facto de sem perder um único jogo não termos ganho e a de que no FLX todos os jogadores de campo terem marcado pelo menos um golo.

Depois foi a farra! Cerveja, francesinhas, música, dança, loucura e amizade! Saímos do Porto já passava da meia-noite e chegámos já passando das 4 da manhã. Só foi pena é não ter havido futebol na televisão como das outras vezes! É que nem um Figueirense - Carcavelinhos que fosse, só para a gente ver qualquer coisita! Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green (jogou-se o Benfica - Porto 0:1, mas isso não interessa para nada...)

Em nome de todos os FLX's, um agradecimento muito especial ao pessoal do Portus 87, que montou toda esta competição com muito gosto e que nos receberam de forma fantástica (como sempre), e um grande abraço a todos os membros dos Piões de Talaíde e da Juventude Unida pelo convívio extraordinário.

Jogaram pelo FLX:

99- Guilherme
3 - Nuno (2 golos)
5 - João (1 golo)
8 - André (1 golo)
9 - Rodrigo (2 golos)
10- Prendi (1 golo)
11- Ruben (1 golo)

JOGOS:

15.00: PIÕES DE TALAÍDE vs JUVENTUDE UNIDA : 5-1
(Fábio, 3; Magrinho; Espanhol) (Sérgio)

15.30: PORTUS87 vs FLX : 1-4
(João Coelho) (Ruben, Nuno, João, André)

16.00: PIÕES DE TALAÍDE vs PORTUS87: 1-3
(Magrinho) (Nuno Mota, 3)

16.30: JUVENTUDE UNIDA vs FLX: 0-0

17.00: PORTUS87 vs JUVENTUDE UNIDA: 4-0
(Nuno Mota, 2; Tozé, Helder)

17.30: FLX vs PIÕES DE TALAÍDE: 4-4
(Rodrigo, 2; Nuno; Prendi) (Fábio, 3; Espanhol)


CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º PORTUS87: 6 pontos
2º FLX: 5 pontos
3º PIÕES DE TALAÍDE: 4 pontos
4º JUVENTUDE UNIDA: 1 ponto