18/12/2007

UMA QUESTÃO DE ETIQUETAS!

Está a chegar aquela hora em que eu e a minha cachopa temos de tratar de arranjar um grito de guerra para o rebento, vulgarmente denominado de NOME. Uma imensa responsabilidade, pois não há nada pior na vida de uma pessoa que um mau nome. Conheci alguns heróis e heroínas que chegaram à idade adulta sem tiques, com aspecto respeitável e sem estarem minimamente afectados pelo nome que lhe deram.

Um estudo indica que pessoas cujo nome é estranho e facilmente associado a outras questões por puro gôzo levarão obviamente a que um puto seja alvo da chacota de tudo quanto é colega da escola. Um dos exemplos mais pragmáticos é o do Felipe Adão, mais conhecido como "Flipadão".

Essa dúvida e receio levou-nos a pesquisar a Internet. À partida não aparenta ser o melhor lugar, mas encontrámos o Portal do Cidadão, um site onde, entre outras coisas, explica como se deve proceder ao registo e como dar um nome a um recém-nascido. Para tal, disponibilizam este ficheiro PDF, que se revelou extremamente útil. Não, não foi útil para escolher o nome da ervilhinha!! Foi útil mesmo para fazer este post.

Ora bem, tenho-vos a dizer que de entre a brasileirada toda, há umas portuguesisses que batem os irmãos-que-falam-cantando assim na boínha. Precisam é, obviamente, de um raciocínio muito mais rebuscado. Ora então, que comece!!!

1

- Estás a ver Deus a esticar-se para dar vida a Adão?
- Sim! Tocou-lhe com o dedo!
- Certo, mas... com qual dedo?? Indicador? Não! Tocou-lhe com o DEUSDEDITO!

2

- Vamos embora, porrada neles!!! Toma!! Este JÁCOME!

3

- E agora canta Marante e a sua banda Diapasão o êxito que todos conhecem "Essa Linda Portuguesa", mas em francês, para todos aqueles que nos ouvem em Toulouse!!
- "JESSÉ, JESSÉ cette bélle portuguaise con qui je vá casé..."

4
KÓ-LÓ: o nome diz tudo.

5

- Oh Senhor Travolta, MÁTIO!! Por favor, MÁTIO que ele é um bandido!

6

- E depois deste curto intervalo, voltamos com mais música, desta vez na voz de Ágata! Ágata, que vai cantar para nós hoje!
- Vou cantar uma versão do tema "Mãe Querida" para um grande amigo meu. Esta nova versão chama-se "MEM Querido".

7

- MIMON!!!! MIMON MIMON!!!
- Já vai!!! Já vai, que pressa!!!!

8

- Estás à espera de alguém?
- Sim, do MINES!
- Sagres ou Super Bock?

9
- Olá, rapazote! Sou do Círculo de Leitores! Posso falar com os teus pais?
- Eles NATÃO!

10
- O Zé está muito doente... Já NEMBRODE, NENRODE, nem nada... coitado...

11

- OCRIDALINA!
- Oh, estamos muito simpáticos hoje...

12

- Depois do espanhol Sancho Pança, eis que surge o português PAULO SANCHO!

13

- Epá, está um sol do caraças! Fecha aí a PORCIANA!

14

- Olha, o gémeo da direita é muito mais PRACÍDIO com o Pai que o da esquerda! Que giro!!

15

- Então, estás a trabalhar num laboratório de análises?
- Sim, faço análises DORINA!

16

- Como te chamas?
- DINO!
- Dino quê?
- DINO SAURO!

And last but not the least...

17

- Acho que hoje vou facturar com a tipa que vou levar à festa!
- Então? Quem é?
- É a SEXTINA!

Como podem ver, estão aqui 16 exemplos de nomes PORTUGUESES e que não envergonham nenhum dos criativos do Brasil.

PS: Ainda tivémos Ocridalina para menina na primeira lista... mas já acabou excluído dos 4 finalistas.

13/12/2007

SALTA! SALTA! TOCA A SALTAR!!!



Nunca saltar à corda foi tão espectacular... ;)

12/12/2007

POST EDUCATIVO: O QUE É SPAM???

Toda a gente conhece aqueles emails irritantes de publicidade que nos invadem o e-mail. Como se chama esse fenómeno? Isso, SPAM!! Mas porque é que se chama Spam??? Por causa disto!



Mas que raio tem uma bodega de uma lata de pasta de carne a ver com e-mails sobre Viagra e outras parvoíces???

Bem, a resposta está aqui.



10/12/2007

ESPÍRITO "NATALINO"!



Chegou a época natalícia. Chegou aquela altura do ano em que só se pode saír à rua em horário de expediente. À noite e ao fim de semana é completamente estúpido imaginar que se vai fazer uma passeata calma, sem stresses, seja ela feita no meio de um centro comercial ou na Praia do Meco.

Anda tudo doido à procura de prendas, prendas e mais prendas! Há que comprar prendas para tudo o que é vivo, mexe, tem olhinhos e diz "Olá", nem que o seu nome seja Louro! Isso repercute-se automaticamente na estrada. Há sempre um gajo com pressa atrás de nós e uma abécula domingueira à nossa frente! O pior de tudo é quando se juntam os dois.

No outro dia, peguei na Bolinha Pirata de Ludvo e na minha Kinder Surpresa e fomos passar uma tarde agradável nas margens do Tejo, começando pelo passeio de Alcântara, que fica a seguir às Docas de Santo. Tudo muito giro, com o membro mais novo da família a correr feita louca, a apanhar o disco no ar, a comer a relva e a fugir das crianças. Depois, metêmo-nos no carro com o objectivo de irmos até Belém para o membro mais peludo da família beber água. Páro no semáforo para entrar na Avenida da Índia (julgo que é assim que se chama. Está uma moça parada atrás de mim, com o carro bem coladinho ao meu. Abre o sinal e o vosso jogador de futebol preferido avança mas logo depois tem de parar porque uma besta animal, muito calmamente em ritmo de passeio ao volante do seu Audi A6, passa o sinal vermelho e ainda olha para mim com a cara de parvo que a mãe lhe fez tão carinhosamente! Perante isto, o que um gajo pode fazer?? Buzinar... mas o mais giro é que a businadela veio de trás! "Bom", pensei eu, "obviamente que ficaste chateada!"

Sigo o meu caminho. 20 segundos depois, a mesma moça que businou passa por mim na brasa (o limite alí é 50 e eu ia a 51... ou um bocadinho mais) e manda-me uma businadela daquelas!

Nota mental: na próxima situação idêntica, não parar, avançar rápidamente e deixar que as duas bestas se esmaguem uma contra a outra. Assim, certamente que teremos um mundo um bocadinho melhor e uma média de condutores um pouco melhor. Porque o espírito "natalíno" nos obriga a pensar num mundo melhor, aqui está o meu contributo!

02/12/2007

COMO PERDER UM TORNEIO EM 2 MINUTOS!



Há coisas que simplesmente não se explicam. Uma delas é o sentimento que tivémos no passado sábado. É óbvio que no futsal não há justiças ou injustiças e o que conta são as bolas que estão lá dentro, mas o ambiente horrível e indescritível que se abateu sobre nós no balneário após o último jogo só desapareceu no início da magnífica festa que se realizou no D. Aida's Place. Mas começando pelo princípio...


FLX - PORTUS 87 4:1


Começar um torneio contra o Portus é sempre mau, principalmente para uma equipa que nunca havia ganho e que o melhor que havia feito foi um empate no "longinquo" ano de 2004. Só que demonstrámos contra o Portus aquilo para o qual estávamos preparados: lutar pelo primeiro lugar no Torneio. Sabíamos que o Portus era perigoso em contra-ataques, por isso démos pouco hazo a que tal acontecesse, com uma defesa segura e evitando ao máximo as perdas de bola em descompensação. Obviamente que o facto de marcarmos cedo ajudou a nossa tarefa, mas estivémos sempre ao mais alto nível, não dando chances a estes grandes amigos.

FLX - JUVENTUDE UNIDA 0:0

Analisando as coisas ao bom estilo do Rui Santos, podia-se dizer que a hipotéca do título esteve neste jogo. Eu pessoalmente acho que não, por diversas razões. A principal é que, na minha modesta opinião, a Juventude fez o melhor e mais concentrado jogo do torneio contra nós. Entrámos bem e motivados pela vitória no primeiro jogo. A realidade é que, mais uma vez, o azar da concretização começou a afectar-nos. Quatro bolas nos ferros da baliza (duas delas na mesma jogada) e o início de uma exibição de sonho do Sá Pinto, tudo isto nos primeiros 10 minutos de jogo, condicionaram em muito a confiança da equipa, fazendo com que o coração começasse a tomar conta do corpo, deixando o cérebro em total histerismo por estar a perder o controlo. A realidade é que por mais que tentássemos a bola não ia entrar e, como acontece normalmente nestes casos, o último lance do jogo podia ter dado à Juventude a vitória num jogo em que lutaram imenso para fechar a sua baliza e em que não fomos bons do princípio ao fim, como deviamos. Valeu-nos o Guilherme, com uma excelente defesa para canto...


FLX - PIÕES DE TALAÍDE 4:4


O estado de espírito do FLX no início deste jogo era claro: só dependemos de nós, por isso, vamos ganhar e pronto! Mantendo o esquema táctico usado com o Portus, partimos para cima dos Piões e logo nos primeiros segundos de jogo o Ruben falha uma oportunidade de forma quase escandalosa! Estávamos fortes, muito fortes e a jogar de forma extremamente motivada. O golo surgiu, por intermédio do Rodrigo, mas uns minutos depois os Piões empatam. Nada demais, vamos para a frente, mantendo a postura. Fizémos um jogo digno, em que dominámos os Piões de Talaíde, sem desprezo para esta grande equipa. 3-1 e três bolas nos ferros e mais um bom número de defesas do GR dos Piões (grande aquisição da época) dava-nos o sinal que aquele já não fugia. E quando marco o 4-1, com os Piões já com GR avançado, com a informação de que faltavam 2 minutos para acabar, nunca imaginei que viesse a acontecer o que aconteceu. Na saída de bola, com os 5 na frente, o Fábio remata frontal, o Guilherme defende a bola que desvia ainda penso que no André, mas esta bate na barra e entra, tal a potencia do remate. Defendêmos como heróis, faltava um minuto e uma grande jogada do Espanhol permite-lhe entrar na área cara a cara com o Guilherme e fazer o 4-3... Faltava um minuto, como tal a coisa não foge de certeza! E a quinze segundos do fim, os Piões trocam a bola entre sí, o Fábio arma remate, a bola bate no Prendi, bate na barriga do Guilherme e entra... A sensação foi horrível, a pior que alguma vez senti. Já perdemos finais, só no ano passado foram duas, mas nada se assemelha àquilo que sentimos no sábado. Foi como que a nossa vida desportiva a desmoronar-se alí, naquela baliza... Ainda fomos procurar o golo, mas o jogo acabou...

Notas a reter: o facto de sem perder um único jogo não termos ganho e a de que no FLX todos os jogadores de campo terem marcado pelo menos um golo.

Depois foi a farra! Cerveja, francesinhas, música, dança, loucura e amizade! Saímos do Porto já passava da meia-noite e chegámos já passando das 4 da manhã. Só foi pena é não ter havido futebol na televisão como das outras vezes! É que nem um Figueirense - Carcavelinhos que fosse, só para a gente ver qualquer coisita! Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green Mr. Green (jogou-se o Benfica - Porto 0:1, mas isso não interessa para nada...)

Em nome de todos os FLX's, um agradecimento muito especial ao pessoal do Portus 87, que montou toda esta competição com muito gosto e que nos receberam de forma fantástica (como sempre), e um grande abraço a todos os membros dos Piões de Talaíde e da Juventude Unida pelo convívio extraordinário.

Jogaram pelo FLX:

99- Guilherme
3 - Nuno (2 golos)
5 - João (1 golo)
8 - André (1 golo)
9 - Rodrigo (2 golos)
10- Prendi (1 golo)
11- Ruben (1 golo)

JOGOS:

15.00: PIÕES DE TALAÍDE vs JUVENTUDE UNIDA : 5-1
(Fábio, 3; Magrinho; Espanhol) (Sérgio)

15.30: PORTUS87 vs FLX : 1-4
(João Coelho) (Ruben, Nuno, João, André)

16.00: PIÕES DE TALAÍDE vs PORTUS87: 1-3
(Magrinho) (Nuno Mota, 3)

16.30: JUVENTUDE UNIDA vs FLX: 0-0

17.00: PORTUS87 vs JUVENTUDE UNIDA: 4-0
(Nuno Mota, 2; Tozé, Helder)

17.30: FLX vs PIÕES DE TALAÍDE: 4-4
(Rodrigo, 2; Nuno; Prendi) (Fábio, 3; Espanhol)


CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º PORTUS87: 6 pontos
2º FLX: 5 pontos
3º PIÕES DE TALAÍDE: 4 pontos
4º JUVENTUDE UNIDA: 1 ponto

23/11/2007

HETERO PRIDE!!!

Uma marca menos conhecida de cerveja, cujo nome é a denominação em latim (ou se preferirem a usada pelos ingleses) do rio que banha as margens da cidade de Lisboa, vulgarmente conhecido em Portugal como Tejo, cerveja essa que não bate nem de perto nem de longe a nossa querida e amada patrocinadora do concurso onde entrámos (e que por isso não fica bem dizer coisas como... TAGUS) decidiu fazer uma campanha publicitária por forma a fazer sair, de uma vez por todas, a primeira produção da sua cerveja das prateleiras dos super e hiper mercados. A campanha é muito simples: dois cartazes do género deste.



Ora ia eu no metro no outro dia quando vi este cartaz. Primeira reacção: "Ui, isto vai dar merda da grossa!". Aconselho-vos agora a fazerem uma pequena introspecção...

Mais um bocadinho...

Já tá?... Óptimo! Conclusões? Exacto, tal como eu! Fantástico! Como as pessoas são parecidas, não é?!!

A minha primeira reacção foi achar que era provocatório, mas depois pensei: espera lá, qual o mal de fazer uma parada hetero, por exemplo? Se há paradas gay, se há bares gay, se há festas gay... afinal quem é, no fundo, descriminatório?

Certo é que, segundo a imprensa, tudo quanto era comunidade e grupos defensores da homossexualidade se insurgiram contra esta campanha. Pergunto: porquê? Qual o mal? A resposta surgiu: "Falar de Orgulho Gay e Orgulho Hetero é, como, por exemplo, falar de Orgulho Branco e Orgulho Negro sendo o primeiro associado à opressão e discriminação que lhe é, a meu ver, correctamente imputada, e o segundo, visto como a luta por liberdades e igualdades plenas na sociedade".

Comparar Orgulho Branco com Orgulho Hetero é altamente perigoso! Da mesma forma que definir Orgulho Negro como "a luta por liberdades e igualdades plenas na sociedade" é altamente redutôr. Os índios podem sentir-se descriminados por ambas e só se fala de Orgulho Vermelho entre os adeptos do Benfica! Pior então estão os chineses, pois nem o Estoril-Praia lhes vale como possivel Orgulho.

Se partimos do princípio que a suposta minoria tem direito a ter orgulho em si e a criar comunidades fechadas e que a suposta maioria ao fazê-lo está a ser descriminatória, temos um problema grave na sociedade. Senão vejamos:

- O Benfica sempre que é campeão os adeptos não podem festejar pois estão a ser descriminatórios face aos adeptos dos outros clubes, que têm direito à diferença e a festejar quando o Sporting, o Porto ou o Boavista são campeões!

- Cada vez que um partido político vença as eleições, tem que ficar tudo caladinho e ir para a caminha. Festas nos hotéis e sedes do partido para simpatizantes e militantes é altamente descriminatório para todos os partidos minoritários! Tudo para o ó-ó, oh faxavori!

- Os pobres do mundo não se podem juntar e reinvindicar os seus direitos! Estarão a segregar a minoria rica, que tem todo o direito a não ser atingida por palavreado ofensivo daqueles que não esticam o mindinho quando bebem chá ou café, e muito menos daqueles que nem nunca lhes passou um cafezinho pelos beiços!

- Os chineses não podem ter orgulho em nada do que fazem, porque são mais que as mães. NADA! ZERO! NÃO MEXE!! PXTA!!! OLHA O TAU-TAU (não é o panda, é mesmo o taco de baseball)!

- O futebol tem de deixar de ter transmissão televisiva. Mais, qualquer estádio cheio é um atentado a todos aqueles que gostam de chinquilho, patinagem artística em patins de 6 rodas, corfebol, lacrosse e lançamento de bosta de vaca.

- As mulheres não se podem juntar mais duas a duas para ir à casa de banho! Tendo em conta que há no mundo 7 mulheres por cada homem, basta duas para fazer uma reunião conspiratória e segregacionista à clara e evidente minoria masculina.

- Todos os casais que têm um só filho a cada parto não podem manifestar o orgulho que têm por cada um deles, pois estarão a ofender gravemente todos aqueles que tiveram alguma vez gémeos, tri-gémeos e por aí adiante, em ordem proporcionalmente crescente de ofença!

- O Cristiano Ronaldo tem de se retirar (IUPI!) por açambarcar as gajas todas para ele e não deixar nenhuma para os outros futebolistas, ser hetero, branco, de uma pobre família benfiquista, apoiar o PSD (é maioria na Madeira, e sendo ele madeirense, que se espera? Que seja bloquista???) e ter os olhos em bico (confundem-no com um chinês, às vezes)!



Conclusão: o mal está em campanhas com o propósito de serem agressivas e ofensivas, que nunca foi o caso. Neste caso concreto, ofensivo só mesmo a qualidade da cerveja em causa. Quanto ao resto... OH MEUS AMIGOS, AMEM-SE!!! SEJA ENTRE SEXOS DIFERENTES OU IGUAIS!!!

09/11/2007

O GRÁVIDO!



Passaram precisamente hoje 8 semanas desde que, supostamente, os meus besidróglios natatórios tomaram de assalto a bolinha saltitante da minha patroa. Assim, previsivelmente lá para Junho só me falta plantar uma árvore para ser uma das pessoas mais notáveis do mundo. Ah pois é!

É bom sentir que algo que nos deu muito prazer nos vai proporcionar um prazer ainda maior. Mas ainda só passaram quase 2 meses e as complicações já começam.



Tornei-me hipocondríaco passívo. Que quer isto dizer? Que ando a controlar o que a moça come ou não come, o que sente e não sente, a informar-me dos malefícios que podem aparecer, a ler tudo sobre gravidas, gravidez, barrigas, úteros, fetos, embriões e afins, ando sempre a perguntar "miúda, estás bem?", fico logo em sentido se ela espirra... bom, um sem número de coisas que há 3 semanas atrás não fazia.

Acho que ainda não cheguei à parte em que alguns homens ficam de pipo, crescem-lhes mamas e têm enjôos matinais, e espero bem não chegar a isso, mas a realidade é esta: é extraordinário como instintivamente e sem tomar consciência disso, tudo o resto passa a ser completamente irrelevante comparado com a nossa companheira e a nossa cria que ela transporta, nem que seja só porque o tempo hoje está um bocadinho mais fresco que ontem...

Pode ser que com o início da época este domingo a deixe um bocadinho em paz, pois nada melhor do que fazer desporto para deixar uma mulher sossegada. FORÇA FLX!!!!

30/10/2007

G'ANDA BUBA!!!!



Olha... que giro! Epá, vou fazer uma gracinha... Eu até gosto da bela cervejola da Unicer... É isso mesmo, vou-me inscrever!!

Registo? Sim, senhor! Ora então... Nome... uhum... cá está... Password... confirmar... fixe, já está. Bom, vou agora então inscrever esta peça rara da literatura cibernáutica no site desta bebida fantástica! Tantos prémios internacionais que têm... muito boa... olha, por falar nisso... (pausa) ... (click).... (glug glug glug glug) ... AAAAAAAAAaaaaaaaaaahhhhh! Maravilha! Sabe mesmo bem uma loirinha Super Bock a esta hora do dia! Bom, para o computador...

Ora bem, vamos lá aqui... aqui mesmo, preencher o formulário para inscrever o blog... Ora cá está, o título... agora o endereço... ora cá está!

Categoria? Hummmmm... Não têm "Diarreias Mentais"... Nem tão pouco "Mais Valia Estares Quietinho Em Vez De Dizeres Tanta Babuseira"... Bom, vai mesmo para "Pessoal", pois normalmente vem cá o pessoal todo ler, né?? Ora muito bem, e agora?! Breve descrição... hummmm... "O avançado é o maior porque bebe muita Super Bock!" Um bocadinho de graxa não faz mal a ninguém!

Nome dos autores... Strik3r Manuel Albuquerque Cunha e Figueiroa! O mail e as outras canalhadas já estão lá... Ora então, vamos dar-lhe gás...

OI???????????????????????????????

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Olha que esta?!?!?!?!?!?! Mas quem foi o javardola que inscreveu o MEU blog???? Está-se a fazer ao prémio, o gajo!!!!!!

22/10/2007

IMPRIMI O BLOG TODO E PÚS- LHE UMA CAPINHA BEM BONITA!

Foi o golo mais fantástico da minha vida e comemorei-o mais ainda que o Tardelli em 1982.



Daqui a uns tempos, já só me falta plantar uma árvore...

15/10/2007

E SÓ PORQUE NÃO ME APETECE FALAR DE BOLA,...

... destaque apenas para a saída da reforma de Pedro Santana Lopes.



O moço esteve desaparecido, depois lá foi aparecendo ao longo deste ano a mandar uns bitaites e eis que de repente começa a ser convidado como comentadôr de uma série de programas informativos. Num deles, fez a primeira coisa de jeito desde que deixou a presidência do Sporting: abandonou os estúdios da SIC Notícias porque interromperam-no para cobrir a chegada do Zé Marinho a Lisboa, e é preciso coragem para assumir isso, pois toda a gente sabe que o Mourinho é uma personalidade muito mais importante que o Santana ou mesmo que o Papa, que nem sequer é português. O Futebol está acima de tudo, o Mourinho é o Rei do Futebol, e acima dele só há 2 pessoas: o Shôr Jorge das Américas e o Primeiro Ministro Espanhol! Mas voltando ao Santana, o moço bateu com a porta, mesmo sabendo que não tem importância nenhuma para o país e que ninguém estava a vê-lo.

Mas é bom ver o Pedro Santana Lopes de volta, mesmo que seja como pau-mandado do Luís Filipe Menezes. A saída de Marques Mendes ia provocar um vazio muito grande no panorâma humorístico nacional. Os "Gato Fedorento" já estavam a ponderar anular toda a segunda série do "Diz que é uma espécie de Magazine", "Os Melhores Spot's dos Monty Python" já estava planeado para ficar em cartaz mais 3 anos, para alimentar a boca do Bruno Nogueira, António Feio, Zé Pedro Gomes e do Jorge Mourato, além de que o Rui Unas tinha tudo preparado para ir fazer um programa badameco na Antena 3, sem piada nenhuma mas ao menos, pronto... era uma safa. É que sejamos honestos: o Menezes não alimenta o humôr com "elitistas" e coisas assim... Só o falar "jrjrjrjrjr" em vez de "sssssss" de Marques Mendes era motivo para se escrever. Com Menezes é diferente... Pode ser que chegue lá (boa tentativa a da nova Constituição), mas ainda não tem aquela coisa, aquela mística de fazer rir que, por exemplo, PSL tem!

Por causa disso, um balão de oxigénio foi dado aos humorístas, e eles agradecem a PSL. E todos os humorístas estão bem, menos o Rui Unas, que está a morrer à fome e obrigado a ouvir pseudo-piadas, ao bom estilo das pióres torturas da PIDE no Tarrafal.

PS: já repararam como todo este post é uma autêntica bola de barro atirada violentamente a uma parede que tem escrito a vermelho "o Strik3r é um humorísta"? Acho que pús água a mais...

MISSIL SCUT ATINGE O PAÍS VIOLENTAMENTE!



Uma tragédia! Uma total tragédia! Milhões de pessoas acordaram hoje com o rebentamento de um missíl SCUT que destruiu as esperanças de uma vida daqui por diante e causou desilusão em milhões de rosinhas.

O míssil atingiu o país esta manhã com grande violência e foi visivel em todo o país. Suspeita-se que o autôr do lançamento sobre Portugal do projectil é o conhecido terrorista Hamed Al-Teixeira Dos Sidis, personalidade àrabe que apoiou a declaração de Almeida Santos de que "a Margem Sul é um deserto", aquando da discussão acerca da instalação do novo aeroporto de Lisboa.

Apesar de as vítimas mortais serem meia-dúzia (de ataque cardíaco, cuja relação com a explosão ainda está a ser averiguada), foi um ataque terrorista à carteira dos portugueses digno de um devoto a Osama Bin Laden.

PS: Este post vem com atraso... pensei mesmo em não o publicar, mas parece que a PSP ainda não sabe quem eu sou, por isso não pode ir lá a casa ver o que se passa...

PS2: Todo e qualquer reply com autoria de mulheres com cabelos loiros que se considerem descabidos serão apagados, por fortes suspeitas de conivência com a PSP, com o Hamed Al Teixeira Dos Sidis, com o patrão do anterior ou simplesmente porque gosta de pagar portagens.

04/10/2007

DUAS SEMANAS DE FÉRIAS E ESTÁ TUDO NA MESMA!!!

Fui de férias e voltei na segunda-feira, com a ligeira sensação de que está tudo na mesma. Se olharmos para o que se passou nestes 15 dias desde a pêra de Scolari na atmosfera do nariz do Dragutinovic, pouco se alterou no panorama mundial. Senão vejamos, por ordem decrescente de importância:

  • - Desde esse dia, o FLX só treinou 2 vezes. Está o plantel todo na mesma: gordo, pesado, lento e fraco!
  • - Britney Spears continua em grande, com fotos em tudo quanto é jornais. Agora mais leve, sem o peso dos filhos a puxar-lhes as saias (e a mostrar que a mamã não leva cueca).
  • - O Santana Lopes continua a deixar coisas a meio. Vá lá, uma diferença: agora deixou algo a meio com toda a razão e legitimidade!
  • - O Mourinho continua a ser o "Special One". Vá lá, mais outra diferença: é o desempregado mais especial do país, com uma indeminização de 26 MILHÕES de euros!
  • - O Scolari continua na Selecção, mas tal como eu pedi, sai do banco. Quatro joguinhos na bancada! Espero que chova para ele esfriar um pouquito a cabeçorra dele.
  • - O PSD continua uma fantochada. A diferença é que o fantoche agora é mais alto e não é gancheta.
  • - O Benfica continua a jogar mal como a potassa...
  • - O Porto continua com um ranço do catano...
  • - O Sporting continua a não jogar e a não deixar os outros jogar...
  • - O Fernando Alonso continua em segundo. Ah, mais outra diferença: está praticamente arredado do título!
  • - Portugal continua na bunda da Europa. O desemprego subiu e causa admiração no Shôr Ministro dos Impostos (porque Finanças é grupo) que a população esteja pessimista quanto ao futuro (concordo com ele, porque pior é impossível e daqui só se pode ir para cima... preocupante é ouvir falar em coisas como "Pacto de Estabilidade" e cenas assim, porque estabilizar no último lugar é muito pior do que andar para cima e para baixo estilo elevador entre o 1º e o 6º).
  • - A Maddie continua morta... ou desaparecida...
  • - Portugal continua um lambe-botas-mete-nojo, depois de demitir o coordenadôr da PJ de Portimão por declarações críticas direccionadas à polícia britânica e depois de o Governo se ter recusado a receber o Dalai Lama para "não sensibilizar as relações com a China", os mesmos chineses que querem que venham a investir em Portugal porque é o país da UE com os ordenados mais baixos...
Como podem ver, eis a razão de mais de 15 dias sem dizer nada... está tuuuuuuuuuuudo na mesma...

13/09/2007

HUMILDADE E FAIR-PLAY!!



Pior que ser parvo é fazer os outros de parvos. E Scolari quis fazer de todos nós parvos com uma parvoíce, dizendo que não agrediu Dragotinovic. Não agrediu mas tentou, e para o caso a diferença não é muita. Scolari ontem caiu... Caiu do poleiro, bateu com a crista no chão e vamos lá a ver se o "criadôr" Madaíl não o tira da capoeira para fazer canjinha para a noite.

Scolari fez coisas bonitas na Selecção, ao contrário do que alguns dizem, pois conseguiu juntar os portugueses à volta de uma equipa que nos orgulhou e que fez finalmente com que todos sentíssemos orgulho nas Quinas, num país com tantas dificuldades e em que durante anos a fio nem na paixão do futebol tinha um escape. Scolari deu a possibilidade às pessoas de passarem os portões para mais um dia de trabalho precário com um sorriso nos lábios.



"O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente." Sábias palavras, que neste momento, mais que nunca, se podem associar à Selecção Nacional Clube de Portugal. Scolari deixou o perfil de Sargentão para adoptar a postura do General consagrado do regime ditatorial militarísta da Federação, controlando o Presidente Banana. Depois de inumeras conquistas com um pequeno exército, não só o céu é o limite como também não há limite para aquilo que ele pode fazer.

Nem falo de opções tácticas e técnicas e de futebol puro. Scolari, em sintonia com a imprensa e comunicação social, querem vender um novo ícone da Selecção: um puto imberbe, mimado, convencido e mau carácter chamado Cristiano Ronaldo, que tem tanto de potencial para ser o melhor do Mundo como de imaturo. Frizo bem este ponto: POTENCIAL PARA SER O MELHOR DO MUNDO!



Ronaldo é muito novo, tem 21 anos e muito que crescer para ter sequer o direito a sonhar com a braçadeira de capitão da Selecção Portuguesa. O que é certo é que já teve direito a duas braçadeiras. Desde meados da qualificação para o Mundial-2006 que Cristiano Ronaldo tem vindo a perder obejctividade na mesma proporção que o vedetismo tem aumentado. Cada vez joga menos simples, abusa do individualismo, perde bolas estúpidas e joga como se o estádio fosse uma arena de circo! E o pior de tudo é que os números de circo justificam o aplauso do público, da imprensa e do próprio seleccionador, que lhe ampara todos os golpes. Um menino que quer ser um exemplo para todos os outros miúdos, dizendo que "o futebol é mais importante que os estudos" entre uma saída à noite e uma suruba com 5 prostitutas.

A comunicação social tem um enorme peso na opinião pública! Já há uns anos houve quem dissesse que podia, se quisesse, eleger ou destruír um governo ou um presidente. A realidade é que pode-se promover ou destruir um jogadôr. Por exemplo, Nuno Gomes foi assobiado durante a sua substituição ontem, num jogo em que até esteve num plano acima da média dos companheiros e em que na única vez que a bola lhe chegou, acertou no poste. Mas Nuno Gomes está numa fase em que acertar no poste é do piorio e caso marque um golo é porque foi concentido. Ronaldo não fez um passe, UM PASSE, uma bola do seu pé para o pé de outro companheiro, ao longo de 45 minutos mais descontos, e ainda é apaparicado pelos jornais com um "esforçou-se mas vê-se que AINDA está deslocado da posição quando vai para o meio"... Ou seja, ainda não está perfeito para ser melhor que o Eusébio, mas falta pouco.



O que as pessoas não têm noção é que os grandes jogadores fazem-se dentro e também fora do campo! O proscrito Nuno Gomes vê-se claramente a pedir ao segurança para tirar Scolari do campo após o "jab" do brasuca direito às fuças de Dragutinovic, numa atitude de tentar evitar problemas maiores e visando acalmar os ânimos, atitude essa que era responsabilidade de... Scolari! Ronaldo, por outro lado, fez birra na Arménia, atirou com o braço de um armêno que lhe pediu a camisola no fim do jogo, além dos tristes eventos da sua vida privada que ele próprio não se preocupa em esconder ou em melhorar. Como exemplo para os jovens deixa muito a desejar.

Depois disto tudo, concluo-o duas coisas: que o tempo de Scolari à frente da Selecção chegou ao fim e que alguns jogadores precisam de um banho de humildade!

Quanto à primeira, Scolari demonstra estar a descontrolar-se. As coisas não lhe correm bem, muito por culpa dele que acha que depois do que já ganhou com a selecção qualquer coisa dá para ganhar, e não é bem assim. Não é só porque se quer que um jogador seja o salvador que ele vai salvar o jogo. Muito menos é líquido que só porque somos o vice-campeão europeu e 4º classificado mundial que vai fazer com que os outros baixem os braços a perder por mísero e rídículo 1-0. Scolari terá aprendido tarde de mais que se nem as camisolas ganham jogos, muito menos os nomes de treinadores o farão de antemão...



Quanto à segunda conclusão, a maioria destes jogadores não sabe o que é ficar pelo caminho na qualificação para uma competição e o impacto que isso tem em todos, quer neles quer nos adeptos. Só o Nuno Gomes esteve presente na Qualificação para o Mundial 1998, e foi só num jogo. Precisam de perceber qual é a sensação de ficar a ver os outros a jogar e eles sentados no sofá. Sensação que o Figo, o Fernando Couto, o Rui Costa, o Sérgio Conceição, o Rui Jorge e o João Pinto, entre outros, fizeram e esforçaram-se por deixar de saber como era. Todos os outros entraram na Selecção quando esta já tinha um ritmo aceitável de qualificações. E se calhar mais vale tarde que nunca...

PS: Salve-se de ontem as exibições do Petit e do Bosingwa!

11/09/2007

OS JORNAIS "À BORLIÚ"!



Neste momento estamos a assistir àquilo que podemos chamar de revolução informativa da "blogosfera". Ou melhor, revolução para aqueles blogues, como muitos que para aí andam, que se aproveitam do ridículo alheio para actualizar todo o seu reportório de posts. Não falo dos blogs de gente reputada, como Pacheco Pereira, José Magalhães, Paulo Portas e outros, porque também esses servem muitas vezes os fieis bloguistas que adoram pegar numa dada frase infeliz para lixar a cabeça da mais extraordinária das cabeças pensantes deste mundo e do outro.

A situação que se passa é que pode-se concordar ou não com o que as cabeças pensantes escrevem nos seus blogs (ou copiam, como Luis Felipe Menezes), mas a realidade é que é preciso ler-se 5 a 7 posts, nos melhores casos, para conseguirmos pegar numa coisinha que possa ter, muito rebuscadamente, um duplo-sentido e depois extrapolar daí para adiante. Acho que os bloguistas ,como aqui o fantástico Strik3r, só podiam fazer vida disto se o Sr. Jorge das Americas decidisse, também ele, escrever um blog! Coisa que eu duvido, pois há uma coisa que ele ainda tem: necessidade de um acessôr, que o priva de fazer ainda pior que aquilo que ele já faz. Por isso, esqueçam um blog do Bush. Aliás, duvido que durasse muito: o tráfego seria tal que a largura de banda estoiraria em menos de um fósforo! Nem vale a pena pensar em semelhante paraíso humorístico.

No entanto, surgiu há coisa de um anito, talvez dois, uma coisa que veio, de longe, dar outro aspecto aos blogs mundiais: os jornais "à borliú"! Como todo o conceito novo em qualquer coisa, também os jornais "à borliú" têm o esteriótipo do quanto-mais-velho-melhor!

Eu posso comprovar isso. Neste momento existem, que eu saiba, quatro jornais em que o papel é pago pela infindável publicidade: "Metro", "Destak", "Meia Hora" e o recém-chegado "Global". Havia também o "Diário Desportivo", mas o destino que dei ao "Meia Hora" há um mês atrás afinal estava reservado para o Fernando Correia e seus muchachos: PUFFF! Bom, mas voltemos ao tema...

O primeiro a surgir foi o "Destak", sendo pouco depois acompanhado pelo "Metro", o primeiro jornal multi-nacional do género. Estes dois são jornais que se lêem muito bem e com conteúdos interessantes. O "Meia Hora" começou muito mal: confuso e com reportagens fraquinhas, além de trabalhar um mês e ir de férias a seguir (como há-de o país de andar para a frente??)! Ontem saíu o "Global"... epá... pronto...

Um jornal que mais não é que recortes de todos os outros cheira a plágio... mas isso é o menos, até acaba por ser original, tirando o facto de uma das notícias ser do "24 Horas" (esse portento da veracidade jornalística e nada sensacionalísta) com o cabeçalho: "Polícia suspeita que Gery não é pai de Maddie!" Ainda pensei que estivesse a ler por engano a parte das telenovelas, mas não... infelizmente não!

O mais bonito foi ler o editorial, hoje escrito por (lá está) Pedro Tadeu, directôr do "24 Horas"! O moço começou "muito bem", pois ao segundo dia vem dizer qualquer coisa como isto: "Muito giro ver os matulões (entre outros termos "pouco convencionais" para definir gente de grande porte) portugueses a cantar o hino com garra e paixão, muito engraçado ver um matulão (outra vez com uma referência próxima do vulgar "besta quadrada") a chorar... Mas convenhamos: que fizeram estes côxos? É que 56-10 na minha terra é uma TOSA daquelas!!!... ou não??"

Eu respondo... Caro Pedro Tadeu: NÃO!!! O senhôr saíu-me um Matulão (escolha um dos termos que usou para definir "gente grande e com cabedal" no seu artigo para pôr aqui, sff) de primeira, pois não sabe discernir o que são jogadores profissionais de jogadores amadores! O caríssimo que experimente juntar uns amiguinhos seus lá da rua, assim estilo 20 jovens que saibam dar uns toques na bola, e já não lhe peço muito: que marque um joguinho com a equipa principal do Benfica... ou do Sporting... ou do Porto... ou do União de Leiria... ou do Penafiel... ou do Fátima... ou até do Barreirense, recém-despromovido à 2ª Divisão!!!!

E depois fazêmos assim: se levarem menos de 20 e ainda conseguirem marcar um golo, eu prometo que coloco uma foto minha todo nú com umas orelhas de burro e apago este post! Só alguém que não faz a mínima noção dos MUNDOS que separam Escócia e Portugal é que pode dizer que perder por 56-10 (o equivalente no Rugby a um 4-1 ou 5-1 em Futebol) é uma caldeirada humilhante. E só para que conste: a Itália, nº9 do Ranking Mundial e com algumas aspirações neste Campeonato, levou 76-14 da Nova Zelândia, nº 1 Mundial. A Escócia ocupa neste momento o 7º lugar!

Depois queixam-se que os Portugueses lêem pouco. Pudera, quando pôem canetas nas mãos de gente com menos consciência da realidade que a Bolinha Pirata DeLuvdo...

PS: Caro Pedro Tadeu... não ligue ao que eu disse! Escreva, escreva muito! Por favôr, não ligue ao que eu disse... É que esqueci-me que preciso de material para encher o "Angústia..." pelo menos duas vezes por semana. Pode ser? Estou desculpado? Amigos como dantes? Hein?...

06/09/2007

SALTAR E TOCAR O CÉU COM A PONTA DOS DEDOS!

História Infantil escrita à menino de 7 anos...

Era uma vez uns môços. Esses môços eram desportistas, desportistas grandes e grandes desportistas, mas tinham a perfeita noção que outros desportistas eram muito maiores que eles, quer como desportistas grandes quer como grandes desportistas. Mas isso não assustou os môços.



E o que é certo é que os môços juntaram-se e foram jogar para a Europa, e ganharam jogos e fizeram grandes exibições. "Com jeitinho, ainda vão ao Europeu!" disse um senhôr que os viu passar. Os môços, esses, não se deixaram levar e continuaram na sua boa onda: a jogar e a tirar gôzo daquilo que faziam. E eis que... OH MEU DEUS!!! ELES VÃO AO EUROPEU!!!!!!!



Uns meses depois, passando por vários torneios e jogos para ganhar ritmo, os môços estreiam-se no dito Europeu. Nervosos, com medo de falhar e uma clara falta de experiência leva-os a serem derrotados no primeiro jogo contra os Campeões do Mundo. Depois, vêm os Quadradinhos dos Balcãs, equipa com largas tradições na modalidade, em que os môços decidiram-se a mostrar que eles também sabem fazer umas coisas. No entanto, continuaram a ser muito "passarinhos" e levaram que contar.



Estava tudo feito. Faltava um jogo e só um milagre os salvaria: tinham de ganhar o último jogo para ter uma mínima réstia de esperança de não ir para casa e esperar que os Quadradinhos dos Balcãs ganhassem o seu jogo. Se chegassem aos 16 pontos de avanço, então era garantido que ficariam mais tempo pela Europa a mostrar o seu perfume. Só que os Eslavos Loiros eram uma equipa muitíssimo complicada, que havia ganho inclusivé aos Quadradinhos dos Blacãs. Os môços tiveram uma atitude de gente: vamos jogar e divertir. Aquilo que deviam ter feito desde o início. E ganharam!!! 77-67! Não foi por 16, mas nem que fosse por 1 era um resultado fantástico para a equipa de gente mais "piquinina" do Europeu. Sentaram-se então todos na Bancada a ver o Campeões vs Quadradinhos dos Balcãs! O tempo passa e os Campeões vão vencendo por 84-82... Faltam 10 segundos... 7... 6... 5... bola para as mãos do Tomas... 4... lançamento triplo... 3... «TLOFT!», 84-85!!



É a loucura!!! Os Quadradinhos permitem assim que os Môços continuem em Espanha no EuroBasket 2007!!! Os Moços conseguem o impensável, num dia em que os jornais falavam deles como "os bôbos da côrte", "joguetes do Eurobasket" e "um adversário macio para passeio dos Eslavos Loiros"!!! Os Môços são a prova provada que a humildade faz milagres!



Uma lição para o futebol e para o hoquei, modalidades onde somos bons e com estrelas mundiais da modalidade, mas onde a falta de humildade é gritante...

Um dos môços chama-se Sérgio Ramos. Não poderei dizer que é meu amigo, pois não foi daquelas pessoas com quem privei, em que tivesse ido a casa dele ou conhecido os pais, como aconteceu com aqueles que considero meus amigos, mas é um forte conhecido, com quem tive a possibilidade de treinar, jogar e conviver como companheiro de equipa e como colega de Escola. O Sérgio foi o único dos jogadores das camadas jovens do CR Estrelas da Avenida que tive o prazer de ver chegar a sénior e tornar-se num dos grandes jogadores de basquetebol do nosso país! Não tive o previlégio de jogar com ele como companheiro de equipa, pois ele é um ano mais velho que eu e estava um escalão acima, mas fizémos treinos juntos e jogámos juntos na Escola. E ainda hoje guardo na recordação o afundanço "in my face" que ele uma vez fez durante um jogo no pátio da Luísa de Gusmão!



Por isto tudo, estou orgulhoso dos Môços! Acho que só gritei mais com um jogo de basquete no quinto jogo da final da Liga de 1997/98, quando os Estrelas foram campeões pela primeira e única vez, a ver o Zeca, meu treinadôr dos Infantis, como adjunto do Mário Palma!

Parabéns, Portugal! Mas acima de tudo, parabéns Sérgio! Tu mereces, man! =)

PS: duas semanas em grande. Nélson Évora excelente no triplo-salto e Vanessa Fernandes imbatível no triátlo. Entretanto, o pessoal do Rugby vai começar no domingo a aventura no Mundial, contra a Escócia! Esses já ganharam o Mundial deles, que é lá estar. O resto é simplesmente disfrutar.